As mídias digitais na educação de surdos: a contribuição do telefone celular
dc.contributor.advisor | Favaretto, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Didó, Natália | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-10T02:11:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102682 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista que a Educação é direito de todo e qualquer cidadão, o objetivo desta dissertação é pensar e aplicar práticas educacionais para sujeitos com limitação auditiva parcial ou total, estruturadas através da contribuição de novas mídias e tecnologias, mais especificamente falando, através do uso do telefone celular. As novas ferramentas, quando bem utilizadas, contribuem e muito para a formação do sujeito. No caso do surdo, a constatação ainda é mais verdadeira. Embora aparentemente o celular seja um aparelho que exija a capacidade de falar e ouvir para ter funcionalidade, ele pode ser um grande aliado para o sujeito surdo ou com diferentes capacidades de audição, pois é uma ferramenta de fácil aquisição e transporte, tem acessível manuseio, fotografa, reproduz, grava, enfim, permite enviar e receber mensagens, facilitando a vida do sujeito, nos mais diferentes espaços, aspectos e contatos. O embasamento teórico deste estudo é fundamentado por vários autores, pela coleta de dados, e pela elaboração, planejamento e aplicação de atividades diversificadas, norteadas com o uso do telefone celular. O trabalho foi vivenciado pelos alunos surdos por meio de situações concretas, favorecendo o desenvolvimento da criatividade, comunicação, interação com o outro e com o meio. Constatou-se que o uso do celular, tido como acessível e prático para a maioria das pessoas, impulsiona os alunos à aquisição do conhecimento, num mundo em que a competitividade é marca forte e excludente, facilitando a comunicação, a compreensão e, de forma geral, a vida do surdo. Através desta pesquisa percebe-se que, sem a renovação de metodologias e abordagens por parte do profissional da educação, as mídias estariam alienadas do campo educacional, impedindo a conectividade e a interatividade do sujeito com o mundo, o que, em outras palavras significa dizer, que limitaria o surdo ao seu mundo, ao seu espaço e ao contato apenas com os seus iguais, ou seja, num mundo onde a inclusão é apenas ilusória. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Telefone celular | pt_BR |
dc.title | As mídias digitais na educação de surdos: a contribuição do telefone celular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000919265 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
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Humanities (1949)