Cibernativos na escola: angústias, expectativas e responsabilidades de quem ensina e aprende
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Nara Souza de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-10T02:11:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102681 | pt_BR |
dc.description.abstract | As mudanças sociais que surgiram a partir da explosão tecnológica produziram uma nova preocupação nas escolas: promover a inserção dos seus alunos às Tecnologias da Informação e Comunicação de forma orientada e responsável, levando em consideração a necessidade de capacitar os professores para a mudança e ou adequação de sua práxis. Há necessidade de reflexão sobre a responsabilidade escolar frente a uma sociedade extremamente informatizada e tecnológica, enquanto que a população discente (e docente) tem pouco conhecimento e interação com as tecnologias no contexto educacional. O estudo objetivou traçar um perfil tecnológico dos alunos de quinto ano e dos professores, bem como a percepção destes sobre os recursos midiáticos em relação a sua prática pedagógica. A investigação empírica foi realizada em com alunos e professores de uma escola estadual do ensino fundamental séries iniciais da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia foi caracterizadamente qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram registros de observação participante e questionários com alunos e realização de grupo focal professores desta escola. Os resultados apontam pouca inserção dos alunos às tecnologias e a dificuldade dos docentes e da escola em proporcionar aos seus alunos situações em que haja interação desses com os mais diversos recursos. Constatou-se a carência de recursos, tanto humanos, como de equipamentos, para atender à demanda de alunos no espaço destinado ao Laboratório de Informática da escola. Observou-se, por outro lado a possibilidade de inserção às tecnologias através de outros recursos, tais como o celular, por exemplo. Os resultados da investigação apontam que, independente das dificuldades encontradas, há opções para que o uso das tecnologias se configure uma realidade viável na prática pedagógica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | Cibernativos na escola: angústias, expectativas e responsabilidades de quem ensina e aprende | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000919264 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
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Humanities (1949)