Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorais, Carlos Tadeu Queiroz dept_BR
dc.contributor.authorAlves, Milena De Macedopt_BR
dc.date.accessioned2014-09-10T02:11:24Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102677pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz como tema a Utilização do Jornal na Escola como Apoio Pedagógico e apresenta esta ferramenta como enfoque didático no ambiente escolar para promover a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem e metas educativas. Investigando o uso do jornal em sala de aula e colaborando na inclusão desta mídia para que se torne apoio pedagógico para muitos educadores e explanando com estudos e pensamentos de autores que trazem sua história, benefícios e colaboração dentro do âmbito da Educação, com enfoque na comunidade escolar e sala de aula. E mostrar através de toda pesquisa bibliográfica e fundamentação teórica apresentada por autores, como, Ghilardi (2006), Kenski (2007), Freire (1987 e 1997), Belloni (1998), Pastorello (2005) e entre tantos estudiosos, que vêm tentando compreender o uso dos jornais impressos em sala de aula uma forma de contribuir positivamente no auxílio da pratica educativa. A leitura de jornais impressos em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. Neste pensamento de contribuir com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos com o uso da ferramenta jornalística impressa dentro do âmbito escolar resultou na explanação fundamentada teoricamente de que o uso do jornal como recurso e apoio pedagógico colabora de forma positiva a melhoria da leitura e interpretação, num olhar crítico e reflexivo de alunos e formação crítica do professor ao contribuir, a partir da busca pela mediação do aprender e ensinar e na sua formação como docente. O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUtilização do jornal na escola como apoio pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918262pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples