Medida certa do espetáculo : mito e jornalismo na série sobre saúde do Fantástico
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desvendar as estratégias televisivas da primeira edição do quadro Medida Certa, exibido em 2011, que foi protagonizado pelos jornalistas Renata Ceribelli e Zeca Camargo. A série, que durou três meses, inverteu a lógica do jornalismo, transformando os jornalistas mediadores da notícia na notícia em si. A proposta do quadro era que os protagonistas passassem por 90 dias de reprogramação do corpo, com dieta e exercícios, para melhorar a qualida ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desvendar as estratégias televisivas da primeira edição do quadro Medida Certa, exibido em 2011, que foi protagonizado pelos jornalistas Renata Ceribelli e Zeca Camargo. A série, que durou três meses, inverteu a lógica do jornalismo, transformando os jornalistas mediadores da notícia na notícia em si. A proposta do quadro era que os protagonistas passassem por 90 dias de reprogramação do corpo, com dieta e exercícios, para melhorar a qualidade de vida, melhorar os índices médicos e emagrecer. Relacionando a abordagem do Medida Certa com as teorias do Novo Jornalismo, que inseriu o repórter diretamente no fato (na década de 1960) e do Mito, e utilizando a metodologia das Ethicidades Televisivas foi possível identificar os sentidos engendrados por meio das molduras, moldurações, emolduramentos e ethicidades televisivas. Concluiu-se que o Medida Certa se apoiou no gênero entretenimento para legitimar o seu jornalismo e para que seus próprios jornalistas alcançassem um nível presumido de confiança e credibilidade para com o público. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License