Julgando o livro pela capa : a influência da capa do livro para a escolha do leitor
View/ Open
Date
2014Author
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Analisa quais são os aspectos relacionados à capa do livro que são determinantes para influenciar a escolha de leitura do público adolescente, estudantes de uma escola particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O referencial teórico apresenta temas referentes à leitura, adolescência, estrutura e editoração de livros, tipos de capa de livro, designer editorial e design gráfico. Para a coleta de dados usa dois instrumentos de pesquisa com roteiros previamente estruturados: a observação, reali ...
Analisa quais são os aspectos relacionados à capa do livro que são determinantes para influenciar a escolha de leitura do público adolescente, estudantes de uma escola particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O referencial teórico apresenta temas referentes à leitura, adolescência, estrutura e editoração de livros, tipos de capa de livro, designer editorial e design gráfico. Para a coleta de dados usa dois instrumentos de pesquisa com roteiros previamente estruturados: a observação, realizada em um período de cinco dias não consecutivos e um grupo focal, tendo como sujeitos cinco jovens com idades entre 12 anos e 17 anos. Expõe os dados coletados através do resumo das observações e a transcrição das falas do grupo focal. Exibe a reflexão sobre os resultados obtidos. Manifesta sugestões de ações que podem ser realizadas em bibliotecas usando a capa do livro como um recurso para atrair os leitores. Considera que a capa do livro exerce certa influência no ato de escolha de leitura, e que deve ser reconhecida e explorada, de modo que funcione como um meio de cativar novos e antigos leitores. ...
Abstract
It analyzes which aspects related to the cover of the book that are crucial to influence the choice of reading by the teen audience, students of a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The theoretical framework presents issues related to reading, adolescence, structure and publishing of books, types of book cover, editorial designer and graphic design. For collecting data it uses two research tools with scripts previously structured: the observation, made in a period of five non-co ...
It analyzes which aspects related to the cover of the book that are crucial to influence the choice of reading by the teen audience, students of a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The theoretical framework presents issues related to reading, adolescence, structure and publishing of books, types of book cover, editorial designer and graphic design. For collecting data it uses two research tools with scripts previously structured: the observation, made in a period of five non-consecutive days and a focus group methodology, with five young subjects aged between 12 and 17 years old. Exposes the data collected through the summary of observations and transcripts of speeches from the focus group. Displays the reflection on the results obtained. Suggests actions that can be performed in libraries using the cover of the book as a resource to attract readers. Considers that the book cover exerts some influence upon the choice of reading, and that should be recognized and exploited, so that it functions as a means of attracting new and old readers. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License