Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Janaína Vieira dept_BR
dc.date.accessioned2014-09-03T02:20:25Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102311pt_BR
dc.description.abstractAnalisa quais são os aspectos relacionados à capa do livro que são determinantes para influenciar a escolha de leitura do público adolescente, estudantes de uma escola particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O referencial teórico apresenta temas referentes à leitura, adolescência, estrutura e editoração de livros, tipos de capa de livro, designer editorial e design gráfico. Para a coleta de dados usa dois instrumentos de pesquisa com roteiros previamente estruturados: a observação, realizada em um período de cinco dias não consecutivos e um grupo focal, tendo como sujeitos cinco jovens com idades entre 12 anos e 17 anos. Expõe os dados coletados através do resumo das observações e a transcrição das falas do grupo focal. Exibe a reflexão sobre os resultados obtidos. Manifesta sugestões de ações que podem ser realizadas em bibliotecas usando a capa do livro como um recurso para atrair os leitores. Considera que a capa do livro exerce certa influência no ato de escolha de leitura, e que deve ser reconhecida e explorada, de modo que funcione como um meio de cativar novos e antigos leitores.pt_BR
dc.description.abstractIt analyzes which aspects related to the cover of the book that are crucial to influence the choice of reading by the teen audience, students of a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The theoretical framework presents issues related to reading, adolescence, structure and publishing of books, types of book cover, editorial designer and graphic design. For collecting data it uses two research tools with scripts previously structured: the observation, made in a period of five non-consecutive days and a focus group methodology, with five young subjects aged between 12 and 17 years old. Exposes the data collected through the summary of observations and transcripts of speeches from the focus group. Displays the reflection on the results obtained. Suggests actions that can be performed in libraries using the cover of the book as a resource to attract readers. Considers that the book cover exerts some influence upon the choice of reading, and that should be recognized and exploited, so that it functions as a means of attracting new and old readers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBooksen
dc.subjectCapa de livropt_BR
dc.subjectBook coveren
dc.subjectReadingen
dc.subjectTeenageren
dc.titleJulgando o livro pela capa : a influência da capa do livro para a escolha do leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935003pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples