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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorBruxel, Luana Macielpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-26T09:26:37Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101873pt_BR
dc.description.abstractO atual cenário das organizações, públicas ou privadas, faz com busquem mais agilidade, eficiência e também uma postura mais responsiva frente à sociedade, que requer o alinhamento entre os objetivos organizacionais e os objetivos do mercado. Diante disso, surgiram diversas propostas de mudança organizacional, dentre elas, a gestão por processos, com o entendimento que o negócio precisa focar naquilo que pode ser feito para agradar aos clientes externos, mas para que isso ocorra é vital que os processos de negócio estejam alinhados à estratégia e aos objetivos da organização. O resultado de uma organização não é produzido por ação exclusiva de um setor ou pessoa, é consequência do gerenciamento dos processos que, direta ou indiretamente, afetam os clientes e permeiam por toda a estrutura funcional. Assim este estudo de caso objetiva sugerir melhorias ao macroprocesso “Gestão Comercial” da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, através do mapeamento do processo atual, da identificação ineficiências na execução do processo e da proposição melhorias que possam contribuir para a qualificação do serviço, gerando como resultado o redesenho do processo “Mídia TRENSURB”, a proposição de reestruturação funcional da unidade organizacional e uma proposta da forma de implantação das melhorias, que se implementadas qualificarão o serviço prestado aos clientes, reduzindo o retrabalho e otimizando o uso dos recursos da empresa.pt_BR
dc.description.abstractThe current scenario of organizations, public or private, makes seek greater agility, efficiency and also a more responsive attitude towards the society, which requires alignment between organizational goals and objectives in the market. Thus, various proposals for organizational change management by process, with the understanding that the business needs to focus on what can be done to appease external customers appeared including , but for this to occur it is vital that business processes are aligned to the strategy and objectives of the organization. The result of an organization is not solely produced by the action of a sector or person, is a consequence of management processes that directly or indirectly affect customers and permeates throughout the organizational structure. So this case study aims to suggest improvements to macroprocess "Business Management" Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre , by mapping the current process of identifying inefficiencies in the implementation process and propose improvements that can contribute to the quality of the service, generated as a result of the redesign process "Mídia TRENSURB", the proposition functional restructuring of the organizational unit and a proposal for implementation of improvements, which if implemented will qualify the service provided to customers by reducing rework and optimizing the use of company resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcess managementen
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectMappingen
dc.subjectContinuous improvementen
dc.titleProposta de redesenho de processos na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre : macroprocesso de apoio “Gestão Comercial – Mídia TRENSURB”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933410pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Administração Pública Contemporâneapt_BR


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