Diferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabal ...
Este trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabalhadas, bem como evidenciando o foco dessas aulas, esclarecendo se os métodos utilizados são voltados para competição ou para formação pessoal e, ainda, identificar a proposta de progressão pedagógica utilizada nas diferentes etapas de aprendizagem do referido projeto. Os resultados indicam que os professores do projeto Bugre Lucena tem como base de suas aulas, os princípios e etiquetas que Jigoro Kano destacava como importante o que mostra uma similitude de caráter atitudinal trabalhada pelos professores nas diferentes etapas de ensino, porém, a progressão pedagógica e o foco das aulas são diferenciados de acordo com cada professor e de cada etapa da aprendizagem. ...
Abstract
This paper discusses about educational and or methodological differences and similarities found in differents stages of learning judo (iniciation, development and training) within the Bugre Lucena project of the ESEF/UFRGS. The research is qualitative descritive, using as a tool for gathering information through semi-structured interview. It seeks to understand how the Bugre Lucena Project teachers teach their classes, showing the diferences and similarities worked as well as highlighting the f ...
This paper discusses about educational and or methodological differences and similarities found in differents stages of learning judo (iniciation, development and training) within the Bugre Lucena project of the ESEF/UFRGS. The research is qualitative descritive, using as a tool for gathering information through semi-structured interview. It seeks to understand how the Bugre Lucena Project teachers teach their classes, showing the diferences and similarities worked as well as highlighting the focus of these lessons, clarifying if the methods used are meant for competition or for personal building and also to identify the proposed pedagogical progression used in the different stages of learning of this Project. The results indicate that Bugre Lucena Project teachers have their classes based on the principles and labels that Jigoro Kano out as important, which shows a similarity of attitudinal character crafted by teachers in differents stages of education, however, the pedagogic progression and the focus of the classes are differentiated according to each teacher and stage of learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License