Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Alberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Roberto Machadopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-23T02:16:25Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101756pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata sobre as diferenças e similitudes pedagógicas e/ou metodológicas encontradas nas diferentes etapas de aprendizado do Judô (iniciação, aperfeiçoamento e treinamento) dentro do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS. A pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento de coleta de informações a entrevista semiestruturada. Busca entender como os professores do projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGS ministram suas aulas, apresentando as diferenças e similitudes trabalhadas, bem como evidenciando o foco dessas aulas, esclarecendo se os métodos utilizados são voltados para competição ou para formação pessoal e, ainda, identificar a proposta de progressão pedagógica utilizada nas diferentes etapas de aprendizagem do referido projeto. Os resultados indicam que os professores do projeto Bugre Lucena tem como base de suas aulas, os princípios e etiquetas que Jigoro Kano destacava como importante o que mostra uma similitude de caráter atitudinal trabalhada pelos professores nas diferentes etapas de ensino, porém, a progressão pedagógica e o foco das aulas são diferenciados de acordo com cada professor e de cada etapa da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses about educational and or methodological differences and similarities found in differents stages of learning judo (iniciation, development and training) within the Bugre Lucena project of the ESEF/UFRGS. The research is qualitative descritive, using as a tool for gathering information through semi-structured interview. It seeks to understand how the Bugre Lucena Project teachers teach their classes, showing the diferences and similarities worked as well as highlighting the focus of these lessons, clarifying if the methods used are meant for competition or for personal building and also to identify the proposed pedagogical progression used in the different stages of learning of this Project. The results indicate that Bugre Lucena Project teachers have their classes based on the principles and labels that Jigoro Kano out as important, which shows a similarity of attitudinal character crafted by teachers in differents stages of education, however, the pedagogic progression and the focus of the classes are differentiated according to each teacher and stage of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSport pedagogyen
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subjectTeaching methodologyen
dc.subjectPedagogia : Educação físicapt_BR
dc.titleDiferenças e similitudes pedagógicas e metodológicas nas três diferentes etapas de ensino do judô no projeto Bugre Lucena da ESEF/UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000933040pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples