Projetos no Ensino Médio segundo uma perspectiva crítica
dc.contributor.advisor | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Quadros, Renan Petter | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-19T02:10:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/101417 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo dissertar, no âmbito da Educação Matemática, sobre a conexão entre a perspectiva da Educação Matemática Crítica com o Planejamento realizado para a disciplina de Seminário Integrado e os trabalhos desenvolvidos pelas duas turmas de 2° ano do Ensino Médio no qual o planejamento foi aplicado. Esta prática foi desenvolvida na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, localizada na cidade de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul. A partir do planejamento e dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, foi realizado um estudo de caso que tratasse de responder a questão: se o planejamento desenvolvido na disciplina de seminário Integrado na Escola Técnica Irmão Pedro, juntamente com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos possuem conceitos de uma Educação Crítica. Embasado na teoria de Ole Skovsmose (2001) defendo a importância de trabalhar a Educação Matemática Crítica em sala de aula. Também explico, através de Yin (2001) e Ponte (2006), como é orientado um estudo de caso, mostrando como a prática foi planejada em função desta metodologia. Sigo apresentando a descrição da atividade, realizada durante o ano letivo de 2013 concomitantemente com a minhas análises acerca dela. A partir dos resultados dessa pesquisa, pude concluir que o planejamento desenvolvido para a disciplina de Seminário Integrado da Escola supracitada pode ser considerado crítico e que resultou em trabalhos com muitas qualidades dessa perspectiva. Assim, consideramos que os alunos que participaram dessa atividade puderam vivenciar um trabalho que lhes permitiu utilizar ferramentas da disciplina de Matemática para resolver problemas e inquietações da sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This final paper aims to lecture, on math education, about the connection between the perspective of Critical Mathematics Education and Planning on projects developed for two groups of the 2nd year high school ,on the discipline Integrated Seminar, at the State Technical School Irmão Pedro , located in the city of Porto Alegre. From planning and projects developed by the students, with a focus to support the requirements proposed by the Polytechnic High School(SEDUC-RS), a case study that addressed the issue of responding the question: if planning developed in the discipline of Integrated seminar at School Irmão Pedro, along with the work done by students have concepts of Critical Education. Using the theory of Ole Skovsmose(2001), among other authors, I advocate the importance of working the Critical Mathematics Education in the classroom. I also explain, by Yin (2001) and Ponte (2006), how this case study worked, showing how it was planned within this practice and in accordance with it. Following presenting a description of the activities performed during the school year of 2013, and my reviews about them. From the results of this research, I conclude that the planning developed for the discipline of projects at School can be considerate critic and has resulted in works with high qualities in this perspective. Therefore we considerate that the students that participated in this activity have experienced an activity with allow them to utilize tolls of the discipline of math to solve problems and concerns at society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Scientific initiation in high school | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Case study | en |
dc.subject | Critical mathematics education | en |
dc.title | Projetos no Ensino Médio segundo uma perspectiva crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000931434 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License