Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorLeite, Lucas Balthazarpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-19T02:10:48Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101408pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fazer uma análise sobre a implementação da Proposta de Reestruturação do Ensino Médio Politécnico, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), em duas escolas da rede estadual de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Tal análise foi realizada através de um estudo de caso, no qual verifiquei, mais precisamente, se a disciplina Seminários Integrados, inserida no currículo escolar de acordo com a Proposta, está sendo desenvolvida e cumprindo seus objetivos como preconiza o documento da SEDUC/RS. O estudo de caso, embasado por Ponte (2006) e Yin (2001), foi feito por entrevistas com membros docentes das escolas, professores e coordenadores, no qual analisei se tópicos descritos na Proposta, como referencial teórico, foram entendidos pelos entrevistados e se a implementação dos Seminários Integrados foi feita à luz do que versa a Proposta. Foram tomados como referenciais, para entender os conceitos descritos na Proposta, Pistrak (1981) sobre o Trabalho como Princípio Educativo, Fazenda (1991) para Interdisciplinaridade e Moura e Barbosa (2006) sobre o trabalho com Projetos. Através da análise dos dados coletados, concluí que os Seminários Integrados, não foram implementados, nas escolas alvo, da maneira como preconiza o documento elaborado pela SEDUC/RS.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to make an analysis on the implementation of the Proposal of Restructuring of Polytechnic Education, prepared by the Education Department of the State of Rio Grande do Sul (SEDUC / RS) in two schools in the state system in Porto Alegre in Rio Grande do Sul. Such analysis was performed through a case study, which checked more precisely, the Integrated Seminars discipline, entered in the school curriculum in accordance with the Proposal was being developed and fulfill its objectives as stated the document SEDUC / RS. The case study, based on Ponte (2006) and Yin (2001), was done by interviews with members of schools, teachers and coordinators, which I analyzed topics described in the Proposal, as the theoretical framework, were understood by respondents and if the implementation of the Integrated Seminars was taken such as the Proposal describes. Were taken as reference, to understand the concepts described in the Proposal, Pistrak (1981) on the Working as Education Principle, Fazenda (1991) for Interdisciplinary and Moura and Barbosa (2006) on working with Projects. Through the analysis of the collected data, I concluded that the Integrated Seminars, have not been implemented in target schools, the way it recommends the document prepared by SEDUC / RS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolytechnic educationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEstudo de caso : Matemáticapt_BR
dc.subjectCase studyen
dc.subjectIntegrated seminarsen
dc.titleSeminários integrados : um estudo de caso sobre sua implementaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000931439pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples