Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
View/ Open
Date
2014Author
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram aplicados problemas de Matemática Financeira e realizadas entrevistas a alunos no terceiro ano do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa onde se buscou aproximar a realidade cotidiana à rotina escolar, bem como a aprendizagem e apropriação de conceitos matemáticos juro ...
Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram aplicados problemas de Matemática Financeira e realizadas entrevistas a alunos no terceiro ano do Ensino Médio. Foi feita uma pesquisa onde se buscou aproximar a realidade cotidiana à rotina escolar, bem como a aprendizagem e apropriação de conceitos matemáticos juro simples e juro composto. A partir de produções dos estudantes e entrevistas realizadas em sala de aula foi possível compreender diante das narrativas dos alunos participantes da pesquisa, quais etapas da Heurística de resoluções de problemas de George Polya (1995) são efetivamente significativas na perspectiva teórica e prática. O respectivo trabalho não limitou-se em buscar respostas definitivas, mas sim, compreender de que forma se dá o processo de aprendizagem de alunos matriculados em uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, tendo como referência as experiências dos próprios alunos diante da resolução de problemas matemáticos. ...
Abstract
This work consists of a qualitative research to examine problem solving Financial Mathematics in High School classrooms. The methods used in this study were fieldwork, interviews with students of the Third Year of High School and Financial Mathematics’ problems. The research took into consideration the everyday life and class routine of the students. Furthermore, the practical aspect and formal concepts of simple and compound interests were also considered. With the results, it was possible to ...
This work consists of a qualitative research to examine problem solving Financial Mathematics in High School classrooms. The methods used in this study were fieldwork, interviews with students of the Third Year of High School and Financial Mathematics’ problems. The research took into consideration the everyday life and class routine of the students. Furthermore, the practical aspect and formal concepts of simple and compound interests were also considered. With the results, it was possible to see which Heuristics steps for problem's resolutions by George Polya (1995) were effective in both theorical and practical aspects. The purpose of this study is to demonstrate the learning process of Financial Mathematics in a school in Porto Alegre, acknowledging students' experiences on resolutions of Mathematics' problems. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License