Estudo dos efeitos causados por vibrações induzidas por humanos em passarelas metálicas treliçadas
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Study of the effects caused by human induced vibrations in metallic truss footbridges
Assunto
Resumo
Pela norma brasileira para o projeto de passarelas para pedestres, considera-se apenas que a carga móvel é uma carga uniformemente distribuída ao longo da estrutura. No entanto, este cálculo pode ser insuficiente para prever deslocamentos indesejados ocasionados pelos movimentos de humanos da caminhada, corrida e pulo que, por sua vez, possam causar danos à estrutura ou sensação de desconforto aos usuários. Este trabalho verifica se estas vibrações podem exercer deslocamentos ou acelerações ind ...
Pela norma brasileira para o projeto de passarelas para pedestres, considera-se apenas que a carga móvel é uma carga uniformemente distribuída ao longo da estrutura. No entanto, este cálculo pode ser insuficiente para prever deslocamentos indesejados ocasionados pelos movimentos de humanos da caminhada, corrida e pulo que, por sua vez, possam causar danos à estrutura ou sensação de desconforto aos usuários. Este trabalho verifica se estas vibrações podem exercer deslocamentos ou acelerações indesejadas nas passarelas de pedestres usando modelos consagrados para representar as vibrações induzidas por humanos ao caminhar, correr e saltar sobre a passarela. O modelamento é programado em linguagem Matlab© utilizando o método de Newmark para a integração numérica das equações de movimento da estrutura. Este estudo nos mostra que é importante avaliar os efeitos dinâmicos uma vez que se queira projetar estruturas com boa qualidade estrutural, levando em conta critérios de conforto. ...
Abstract
By the Brazilian standards for footbridge projects, it only considers that the mobile loading is a uniform load distributed along the structure. However, this calculation might be considered insufficient in order to predict unwanted displacements occasioned by human movement which could cause structural damage or the feeling of discomfort for its users. This paper will check if those vibrations could cause unwanted displacements or accelerations in footbridges using established models for human ...
By the Brazilian standards for footbridge projects, it only considers that the mobile loading is a uniform load distributed along the structure. However, this calculation might be considered insufficient in order to predict unwanted displacements occasioned by human movement which could cause structural damage or the feeling of discomfort for its users. This paper will check if those vibrations could cause unwanted displacements or accelerations in footbridges using established models for human induced vibrations on walking, running and jumping. The modeling will be programmed in Matlab© language using Newmark’s method of direct integration for the motion equations of the structure. This study shows how important it is to make a dynamic analysis of the structure in order to be able to make projects with good structural characteristics, taking into consideration comfort criteria. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5888)
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