Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorCosta, Jaciane Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2007-07-11T21:29:32Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10119pt_BR
dc.description.abstractAs empresas têm aumentado os seus investimentos em Tecnologia da Informação (TI), principalmente com a finalidade de melhorar o gerenciamento da informação. Um dos contextos em que a gestão da informação tem se mostrado altamente importante é o da cadeia de suprimentos. Pesquisadores e executivos apontam a informação como crucial para a tomada de decisão e para o desempenho da cadeia de suprimentos por dois motivos: primeiro, porque a informação é elo que conecta os elementos da cadeia de suprimento e permite o seu funcionamento; e segundo, porque disponibiliza os fatos de que os gerentes da cadeia precisam para tomar decisões. A gestão da informação é um conjunto estruturado de atividades (ou etapas) que incluem o modo como as empresas definem, obtêm, distribuem e usam a informação. O objetivo do presente trabalho foi analisar como é a gestão da informação interorganizacional em empresas de uma cadeia de suprimentos automotiva. O método empregado foi o do estudo de casos múltiplos, realizado em cinco empresas (AGCO, International, Mahle, ThyssenKrupp, e Sultécnica) pertencentes a uma cadeia automotiva de grande representatividade no setor. Os casos pesquisados foram selecionados a partir dos critérios: compartilhar informação com fornecedores; possuir tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimentos; possuir destaque no setor automotivo brasileiro; e ter participação e importância efetiva na cadeia analisada. A pesquisa utilizou como fontes de evidências: entrevistas semi-estruturadas, documentos e observação direta. Para análise das treze entrevistas realizadas nos cinco casos pesquisados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram a constatação dos seguintes problemas: a falta de um modelo de gestão da informação nas empresas analisadas; o não-compartilhamento de informações estratégicas; atenção das empresas está muito voltada para a TI. A principal contribuição desta pesquisa para o conhecimento acadêmico foi a análise da gestão da informação interorganizacional, pois as pesquisas encontradas sobre gestão da informação analisaram apenas informações e processos intraorganizacionais. Tanto para o setor automotivo quanto para as empresas investigadas, esta pesquisa contribuiu com uma visão geral da gestão da informação interorganizacional, dentro da cadeia automotiva estudada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectCadeia automotivapt_BR
dc.titleGestão da informação interorganizacional na cadeia de surpimentos automotivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000502213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples