Listar Tesis de Doctorado y Maestría por tema "Jogos digitais"
Mostrando ítems 1-20 de 23
-
Análise da imagem visual em videogames
(2016) [Tesis de maestría]Há milhares de anos, as imagens visuais impactam significantemente o cotidiano do ser humano, caracterizando-se como um ótimo meio de comunicação e expressão. Com os avanços tecnológicos, evidenciam-se transformações ... -
Análise da interação das crianças com um agente pedagógico afetivo em um jogo digital : contribuições a partir do dialogismo bakhtiniano
(2015) [Tesis]Esta tese apresenta uma pesquisa direcionada para a análise das relações dialógicas produzidas em interações de crianças com o agente pedagógico afetivo Maga Vitta no jogo digital Città. A motivação para o desenvolvimento ... -
Aproximações e afastamentos entre conglomerados de comunicações no Rio Grande do Sul: estratégias empresariais do Grupo RBS
(2020) [Tesis de maestría]As estratégias empresariais que levam a aproximações e afastamentos entre conglomerados de comunicações no território brasileiro são o foco desta dissertação. No contexto capitalista, a concorrência nem sempre significa ... -
Botões em ritmo: uma visão comunicacional sobre a experiência técno-estética dos controles de videogames
(2021) [Tesis]Esta tese tem por objetivo geral observar e compreender como diferentes sistemas de controle de jogos articulam e afetam a comunicação da experiência de jogo, a partir de suas materialidades físicas e das formas estéticas ... -
Design e práticas ágeis : aplicação de filosofia e princípios ágeis no desenvolvimento de modelos tridimensionais para jogos digitais
(2015) [Tesis de maestría]O presente trabalho de pesquisa disserta sobre como a aplicação de filosofia e princípios ágeis podem contribuir para a melhoria de resultados de produção de modelos tridimensionais para jogos digitais. Na área da informática, ... -
Dinâmicas sociais do desenvolvimento das culturas dos videogames no Brasil: o caso do Counter-Strike
(2023) [Tesis de maestría]Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e discutir as culturas dos videogames em seus diferentes lugares sociais através do percurso do jogo Counter-Strike no Brasil. O referencial teórico é dividido em duas partes: ... -
A espectralidade des/contínua do tempo no gameplay de Dark Souls: [Dark Souls] remastered e Dark Souls 3
(2022) [Tesis]O objetivo geral desta Tese de Doutorado consiste em investigar a intersecção temporal gerada pela comunicação entre a jogadora e os videogames Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3 durante o gameplay. Adicionalmente, os ... -
Eu não posso ser dois : uma perspectiva sobre o conceito de gameplay a partir de experimentos com o jogo Brothers : a tale of two sons
(2016) [Tesis de maestría]Esta pesquisa concentra-se, fundamentalmente, no conceito de gameplay, tendo como objetivo principal compreender como as materialidades próprias da situação de jogo, as mecânicas e dinâmicas de jogo influenciam e caracterizam ... -
Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem
(2012) [Tesis de maestría]Com a disseminação das tecnologias interativas, a crescente produção e o consumo de jogos digitais mudou a forma como as pessoas se divertem, se relacionam e adquirem conhecimentos. Reconhecidos como um dos principais ... -
Imaginalis ludens: estudo sobre o elemento lúdico do imaginário com demonstração a partir de Tetris Effect: Connected
(2023) [Tesis]Esta tese de doutorado busca compreender como a imaginação se integra com a experiência de um jogo durante o gameplay. Entendendo a imaginação como elemento lúdico do Imaginário, consideramos como parte relevante desse ... -
Interfaces computacionais multimodais em jogos digitais para as pessoas com deficiência visual : aportes metodológicos
(2022) [Tesis de maestría]Os jogos digitais têm apresentado uma vasta gama de meios de interação. No entanto, verificam-se déficits de experienciação quando estes são utilizados por pessoas com deficiência visual, ou mesmo surdocegas. A presente ... -
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa
(2016) [Tesis de maestría]O presente trabalho versa sobre a escrita da História em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa. Os artefatos analisados foram Tríade: liberdade, igualdade e fraternidade e Assassin’s Creed Unity. ... -
Jogos vivos para pessoas vivas : composições queer-contrapúblicas nas culturas de jogo digital
(2017) [Tesis]O presente estudo tem como objetivo pesquisar as condições de possibilidade para o surgimento e sustentação de uma cena cultural independente de criadores/as de jogos digitais queer. Levando em consideração que os jogos ... -
Loopando e barbarizando com streamers queers: precarização do trabalho, audiovisualidade tecnogendrada e hackeamentos do corpo-mídia
(2023) [Tesis de maestría]Esta pesquisa traça um panorama de trans, travestis, drag queens, bichas afeminadas, lésbicas, não-binaries, entre outros LGBTQIA+ inseridos dentro do mercado de transmissão ao vivo de jogos (streams) em plataformas como ... -
O movimento game maker na educação profissional e tecnológica : produção de jogos digitais e seus reflexos no aprendizado dos técnicos em informática
(2019) [Tesis]A última década registrou uma evolução significativa das tecnologias da informação e comunicação, como a expansão da conectividade sem fio, a consolidação do smartphone e o aprimoramento das ferramentas computacionais. ... -
Proposta de heurísticas para adaptação de conteúdo instrucional a games educativos
(2013) [Tesis de maestría]Com as crescentes expansão e popularização dos jogos digitais, sua utilização para fins além do simples entretenimento é cada vez mais visada por educadores, especialistas e estudantes. No entanto, os jogos educativos nem ... -
Quem não sonhou em ser jogador de videogame? Free Fire, movimento e as mediações do esport no Brasil
(2023) [Tesis]Esta tese discute as práticas e as abordagens dos esports no Brasil, a partir de uma proposta etnográfica de escuta e (re)montagem de histórias subalternas contadas por jogadores do cenário brasileiro de Free Fire (FF). ... -
Realidades em jogo: uma análise de conteúdos e dinâmicas de grupos bolsonaristas no Telegram, durante o período eleitoral de 2022
(2024) [Tesis de maestría]O projeto de pesquisa investiga o uso político de elementos lúdicos da internet pela extrema-direita global, com foco nos movimentos QAnon nos EUA e no período final do governo de Jair Bolsonaro no Brasil. Observa-se que ... -
Representações sobre bibliotecas em games neomedievais
(2020) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a representação sobre bibliotecas em jogos de videogame com temática neomedieval. Para isso, utiliza como principais eixos teóricos a dualidade entre os campos hermenêutico e ... -
Requisitos para o desenvolvimento de jogos digitais utilizando a interface natural a partir da perspectiva dos usuários idosos caidores
(2015) [Tesis de maestría]O aumento da população senescente no Brasil e no mundo implica ações específicas para satisfazer às necessidades e preferências do público idoso. Diversas áreas do conhecimento dedicam-se aos estudos relacionados ao ...