Navegação por Assunto "Supermercados"
Resultados 1-20 de 29
-
Análise da concentração de mercado do setor de supermercados do Rio Grande do Sul entre 2003 e 2012
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem por objetivo avaliar a evolução da concentração de mercado do setor de supermercados do Rio Grande do Sul no período de 2003 a 2012. Além da concentração, o trabalho também se destina a uma análise ... -
Análise da evolução da concentração no varejo supermercadista brasileiro entre 1998 e 2013
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho teve como objetivo analisar a evolução da concentração de mercado do varejo supermercadista brasileiro no período compreendido entre 1998 e 2013. Isso foi possibilitado pela análise dos principais ... -
Análise das relações de preços entre estabelecimentos comerciais do setor supermercadista de Porto Alegre
(2000) [Dissertação]O presente trabalho apresenta a caracterização do setor supermercadista de Porto Alegre, apontando as transformações ocorridas, principalmente nos últimos cinco anos, a partir das quais, apurou-se um nível elevado de ... -
Análise de barreiras e disposições para o consumo sustentável no modelo embalagem-zero - de volta aos retornáveis
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este artigo teve o objetivo de identificar os fatores que inibem o consumo de soluções com menor impacto ambiental, especificamente no que tange as embalagens com menor impacto ambiental e um modelo de supermercado ... -
Análise de investimentos para abertura de pontos de venda no setor supermercadista : o caso de uma pequena empresa familiar
(2003) [Dissertação]O grande objetivo em finanças para os gestores das empresas é o de proporcionar aumento de valor aos acionistas. Para que isso possa ser efetivamente implementado, é necessário que o investimento proporcione para o acionista ... -
Análise do comportamento do consumidor de supermercados 24 horas em Porto Alegre
(2008) [Trabalho de conclusão de graduação]No mundo de hoje, o homem tem cada vez menos tempo livre e esta indisponibilidade de tempo acaba transformando momentos antes não utilizados em “horas extras” do dia. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento ... -
Avaliação da satisfação dos clientes no setor supermercadista : estudo de caso
(2004) [Dissertação]Resumo não disponível. -
Avaliação das práticas de fracionamento de produtos de origem animal em supermercados em Porto Alegre.
(2008) [Artigo de periódico]Os setores de fiambreria dos supermercados e hipermercados fracionam quantidades de alimento em escala próxima à industrial, estando submetidos a elevado risco de manipulação e contaminação cruzada. A partir disso, o ... -
Avaliação de ferramentas de mineração de dados como fonte de dados relevantes para a tomada de decisão : aplicação na rede Unidão de supermercados, São Leopoldo-RS
(2001) [Dissertação]Esta pesquisa tem como tema a avaliação de ferramentas de mineração de dados disponíveis no mercado, de acordo com um site de descoberta do conhecimento, chamado Kdnuggets (http://www.kdnuggets.com). A escolha deste tema ... -
Avaliação microbiológica de apresuntados, fatiados e comercializados em supermercados de Porto Alegre, RS
(2008) [Dissertação]Os setores de fiambreria dos supermercados fracionam quantidades de alimento em escala próxima à industrial, estando submetidos ao mesmo risco de manipulação e contaminação cruzada dos produtos processados. A partir disso, ... -
Data science no apoio à tomada de decisão com dados em um macromercado
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho visa aprofundar os estudos de novas localizações comerciais com a aplicação de técnicas de geomarketing, tendo como estudo de caso a rede de supermercados da Companhia Zaffari, na cidade de Porto Alegre - RS. ... -
Estrutura de mercado e estratégias do varejo supermercadista brasileiro
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Tendo em vista o papel do varejo como elo entre produção e consumo e pela relevância do varejo supermercadista como principal canal de abastecimento da população urbana, é importante que seja estudada a concorrência deste ... -
Impacto da substituição tributária do ICMS na formação do preço de venda em supermercados, dos produtos abrangidos por esse tipo de tributação
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho analisa a abordagem da substituição tributária do ICMS na formação dos preços de venda pelos supermercados de pequeno porte. Nota-se a existência de diversos fatores que tornam tal abordagem peculiar. ... -
Implementação de sistema de custeio em uma empresa do setor supermercadista
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]A gestão de custos é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, trazendo visibilidade aos gestores dos seus gastos e da sua lucratividade. Em estabelecimentos com baixa margem de lucro, como em supermercados, essa ... -
A influência da nova legislação trabalhista nas relações de trabalho na visão dos trabalhadores supermercadistas
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho busca caracterizar como a Nova Legislação Trabalhista tem influência nas relações de trabalho dos profissionais de supermercado do Centro de Porto Alegre/RS. Este foi estimulado pela relevância e atualidade ... -
As marcas próprias como estratégia competitiva do varejo supermercadista : um estudo sobre a experiência brasileira recente
(2011) [Dissertação]Acompanhando a evolução dos meios de comunicação, as marcas da indústria ganharam força e popularidade, conquistando a confiança dos consumidores. Assim, as marcas de fabricantes consolidaram-se durante o século XX, ... -
Padronização dos critérios de avaliação adotados pelos auditores sanitários internos e educação continuada de colaboradores em uma rede de supermercados, no Estado do Rio Grande do Sul
(2022) [Dissertação]Uma equipe de auditores em Segurança de Alimentos necessita estar padronizada em relação às suas exigências diárias. Além das auditorias, esses profissionais devem executar e avaliar a educação continuada de manipuladores ... -
Percepção dos clientes de supermercado quanto ao posicionamento das marcas da Walmart na cidade de Porto Alegre
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]A globalização e abertura dos mercados trouxeram para o Brasil empresas multinacionais nos mais diversos setores. O gigante varejista americano Walmart foi um dos que veio para o país com o intuito de conquistar sua fatia ... -
Percepção dos consumidores sobre programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas de Porto Alegre
(2013) [Artigo de periódico]Atualmente, percebe-se um repensar da sociedade sobre o modo como os recursos são utilizados. Esta situação aponta para o desenvolvimento sustentável e sua relação com o mercado e os modelos de negócio praticados. Nesse ...