Navegação por Assunto "Qualidade do ensino"
Resultados 1-20 de 20
-
Afinal de contas, é possível responder quanto custa uma educação infantil de qualidade? : uma pergunta que leva a muitas outras
(2007) [Dissertação]Esta pesquisa aborda aspectos importantes para os estudos sobre a relação entre os custos educacionais e a qualidade da educação. O objetivo é oferecer subsídios para uma reflexão sobre os custos de uma educação infantil ... -
Uma análise das dimensões da qualidade de serviços em educação superior para o estabelecimento de cursos de pós-graduação
(2005) [Dissertação]Resumo não disponível -
Atributos relevantes para os usuários de uma escola de ensino médio e técnico
(2004) [Dissertação]O presente trabalho busca investigar a qualidade dos serviços oferecidos por uma escola particular de ensino médio e técnico, sediada na cidade de Osório, a partir da percepção dos usuários internos (alunos e pais) e ... -
Avaliação da qualidade do ensino de bioquímica em dois cursos de nutrição do sul do país
(2017) [Tese]O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de ensino de Bioquímica nos cursos de nutrição. A avaliação do ensino pelos alunos é o meio de comunicação destes com o seu curso, porém, no Brasil o tema ainda é pouco ... -
Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
(2007) [Tese]Este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de indicadores para avaliação da qualidade do sistema de educação superior brasileiro e, com base nestes indicadores elaborados, medir e avaliar o desenvolvimento da sua ... -
Avaliação do nível de qualidade dos cursos de pós-graduação Lato sensu da Universidade de Caxias do Sul sob a perspectiva de satisfação de seus alunos
(2004) [Dissertação]O presente trabalho busca avaliar o nível de qualidade dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade de Caxias do Sul sob a perspectiva do grau de satisfação de seus alunos. Para isso, identifica os fatores que ... -
Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação
(2013) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e ... -
Co-responsabilidade acadêmico-administrativa : gestão da ordem e da desordem na universidade
(2003) [Tese]O produto de algumas pesquisas em andamento, especialmente de estudos que se propõem a refletir sobre as conseqüências hegemônicas da globalização do capitalismo na Educação Superior, apontam para a disseminação de técnicas ... -
Diretrizes curriculares: ressignificando o conceito de controle: ensaio semiótico a partir do método greimasiano
(2003) [Artigo de periódico]Este trabalho aborda a transformação da matriz curricular dos cursos de formação em Artes Plásticas/Visuais por meio da ressignificação do conceito de controle. -
Egressos do ensino fundamental por ciclos e sua inserção no ensino médio : experiências em diálogo
(2010) [Tese]O presente estudo, intitulado “Egressos do Ensino Fundamental por Ciclos e sua Inserção no Ensino Médio”, teve como objetivo conhecer o que pensam egressos da escola por ciclos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS, ... -
Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Realizar aulas que contemplem os diferentes perfis e ritmos de aprendizagem dos alunos dentro de uma sala de aula é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa das diversas perspectivas sobre a diversidade. A diversidade ... -
Financiamento da educação e (des)igualdade nas condições de oferta educacional : uma análise a partir das escolas da rede municipal de Porto Alegre
(2008) [Dissertação]Esta dissertação é o resultado de um estudo de caso que abordou as relações entre o financiamento do ensino fundamental e as condições de oferta de educação de qualidade em escolas do município de Porto Alegre, à luz dos ... -
A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
(2009) [Tese]Esta tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), linha de pesquisa ambientes informatizados e ensino a distância, tem como objetivo geral analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) ... -
Influência do sistema de avaliação da CAPES na qualidade dos programas de pós-graduação
(2011) [Dissertação]Reflexões são propostas sobre o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desde 1976, sua evolução e questões que têm sido discutidas pela comunidade ... -
Movimentos de pedagogia universitária na UFRGS
(2002) [Resumo publicado em evento] -
Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados de avaliação em universidades federais e privadas
(2010) [Artigo de periódico]Desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no ano de 2004, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ... -
Obstáculos à qualidade do ensino de ciências no Brasil : o caso da professora Joana
(2013) [Trabalho completo publicado em evento] -
Plano de ações articuladas : uma avaliação da implementação no município de Gravataí/RS
(2011) [Dissertação]Este estudo apresenta uma avaliação da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento de ação da política pública Plano de Metas Compromisso Todos pela E-ducação, no Município de Gravataí, Rio Grande do ... -
A produção do analfabetismo funcional cidadão : a influência da educação no sistema político no Brasil
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho foi analisar os resultados parciais e totais obtidos pelas escolas brasileiras em avaliações oficiais da educação no ensino fundamental e médio no período de 2007 até 2015. Com estes dados, buscou-se ... -
Quando os números falam mais alto : imposições, consentimentose contestações ao reducionismo curricular
(2021) [Artigo de periódico]As políticas curriculares que atribuem centralidade à Matemática e a Língua Portuguesa sãoreforçadasem tempos de pandemia. Otexto busca retraçar os caminhos pelos quais essa centralidade vemsendo imposta e legitimada, e ...