Navegação por Assunto "Knowledge construction"
Resultados 1-16 de 16
-
Como os projetos de aprendizagem podem desenvolver a autonomia dos alunos?
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta monografia apresenta uma experiência de trabalho através da metodologia por projetos de aprendizagens que após o seu desenvolvimento, transformou os alunos em indivíduos mais autônomos, críticos e atuantes na educação. ... -
Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância
(2010) [Dissertação]A presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da ... -
A construção coletiva com crianças em ambientes virtuais de aprendizagem
(2007) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma experiência com crianças voltada à coletividade, na qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. Dentro disso, propõe-se investigar o processo de interações interindividuais e ... -
Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
(2017) [Dissertação]O mote central da investigação é a dança-teatro e suas possibilidades pedagógicas. O estudo tem por objetivo extrair princípios pedagógicos em dança-teatro a partir de premissas de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch ... -
Educação e construção de conhecimento : uma experiência no Curso de Graduação em Administração
(2015) [Dissertação]Este trabalho descreve a experiência realizada em turmas de graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em um projeto de extensão que surgiu a partir da análise da primeira fase da experiência, ... -
Educação Infantil : o cinema como aliado na construção do conhecimento
(2018) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho acadêmico tem como temática “Educação Infantil: O cinema como aliado na construção do conhecimento”. Desta maneira, ampliou-se tal análise com a práxis do dia a dia em uma escola de ensino particular ... -
A experiência discente no ensino médio durante a sindemia de Covid-19
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho busca abordar através de relatos de experiências discentes, uma análise dividida em três perspectivas a respeito dos desafios impostos pela sindemia covídica. A análise empírica baseada nas especificidades ... -
O facebook como ferramenta pedagógica nas aulas de Língua Inglesa
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Os recursos tecnológicos e as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas desse tempo histórico. A escola ainda é resistente quanto ao uso das redes sociais como recurso pedagógico. Os professores divergem quanto a ... -
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
(2008) [Artigo de periódico]A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a ... -
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias ... -
Mapas conceituais e o jogo : estratégias pedagógicas de ensino e aprendizagem de bioquímica
(2004) [Artigo de periódico]O artigo relata e analisa a utilização de mapas conceituais aplicados à avaliação de conceitos aprendidos com o uso do jogo Diagrama Metabólico Dinâmico (DMD) na disciplina de Bioquímica da Fundação Faculdade Federal de ... -
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa buscou compreender de que maneira ocorre o processo de construção do conhecimento sociológico escolar. Partimos do pressuposto de que a produção do conhecimento não é apenas uma atividade técnica de transposição ... -
Situações de interface e construção do conhecimento : grupos de agroecologia, agricultores e universidade
(2014) [Dissertação]Esse estudo pretende compreender as múltiplas formas de construção do conhecimento agroecológico (CCA), através da observação da interface entre Grupos de Agroecologia (GAs) e agricultores de base ecológica. A Agroecologia ... -
Tecnologia na educação matemática : trilhando o caminho do fazer ao compreender
(2012) [Trabalho completo publicado em evento] -
O uso das tecnologias em sala de aula : uma possível inovação pedagógica ou uma pedagogia freinetiana na atualidade?
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta monografia reporta a alguns fatores importantes da utilização de tecnologias por crianças de uma turma de 1º ano, do Ensino Fundamental 9 anos, em sala de aula e consequentemente seus impactos diretos no aprendizado. ... -
O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A proposta deste trabalho é analisar o uso das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação – na educação. Partindo de um estudo de caso, referente ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, serão apresentados ...