O uso das TIC´s na educação : autonomia e conhecimento
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A proposta deste trabalho é analisar o uso das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação – na educação. Partindo de um estudo de caso, referente ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, serão apresentados observações, análises de questionários e relatos de professores que configuram esta realidade. Com efeito, este recorte apresenta suas características em relação ao tipo de interação que se estabelece em sala de aula, assim como o uso das tecnologias digitais no ambiente escola ...
A proposta deste trabalho é analisar o uso das TIC´s – Tecnologias de Informação e Comunicação – na educação. Partindo de um estudo de caso, referente ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, serão apresentados observações, análises de questionários e relatos de professores que configuram esta realidade. Com efeito, este recorte apresenta suas características em relação ao tipo de interação que se estabelece em sala de aula, assim como o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar. O objetivo é conhecer o nível de autonomia em que os estudantes se encontram, diante do uso das TIC´s na construção do conhecimento. Com base nisso, será articulado, ao longo da pesquisa, o contexto em que se encontra a realidade educacional no Brasil, além da perspectiva de professores e alunos na contemporaneidade. Nestes termos, verificar-se-á o uso da informática na educação, na contribuição de autores das áreas da sociologia, educação e informática, de modo a buscar conceitos a partir dos quais pudéssemos compreender o que a realidade revelou. Para tanto, o Projeto Amora, observado neste estudo, apresentou características revelando o desenvolvimento de uma maior autonomia nos estudantes que utilizavam as TIC´s nas atividades escolares. De forma geral, o tipo de interação face a face que os professores estabelecem com seus alunos proporciona maiores níveis de autonomia para estes, de acordo com a proposta de ensino-aprendizagem do PA, assim como a capacidade de criação, e independência na produção textual. Possibilitando novas e dinâmicas formas de melhorar a qualidade do ensino público. ...
Abstract
The purpose of this paper is to analyze the use of ICT - Information and Communication Technologies - in education. Starting from a case study for the Project Amora College Application UFRGS, will be presented observations, questionnaires and reports from teachers that shape this reality. Indeed, this has cut its characteristics in relation to the type of interaction that takes place in the classroom, as well as the use of digital technologies in the school environment. The aim is to know the l ...
The purpose of this paper is to analyze the use of ICT - Information and Communication Technologies - in education. Starting from a case study for the Project Amora College Application UFRGS, will be presented observations, questionnaires and reports from teachers that shape this reality. Indeed, this has cut its characteristics in relation to the type of interaction that takes place in the classroom, as well as the use of digital technologies in the school environment. The aim is to know the level of autonomy that students are, on the use of ICT in knowledge construction. Based on this, will be articulated along the search, the context in which it is the educational reality in Brazil, beyond the perspective of teachers and students nowadays. Accordingly, there would be the use of computers in education, contributions of authors from the fields of sociology, education and computer science, in order to seek concepts from which we could understand what the reality revealed. Therefore, Project Mulberry, observed in this study, showed characteristics revealing the development of greater autonomy in students who used ICTs in school activities. In general, the kind of face to face interaction that teachers establish with their students provides greater levels of autonomy for these, according to the proposal of the teaching-learning PA, as well as the ability to create, and independence in textual production . Enabling new and dynamic ways to improve the quality of public education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License