Navegação por Autor "Vitelli, Celso"
Resultados 1-20 de 35
-
Adolescências brasileiras : lições de cinema e educação para o ensino de artes visuais
Melgarejo, Maria Galant (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho explora as relações possíveis entre cinema, educação e personagens adolescentes em idade escolar. O cinema é tratado aqui como um terreno possível de conexão com o Ensino de artes. Investigo as relações entre ... -
Apresentação
Vitelli, Celso (2021) [Texto de apresentação/encerramento] -
Aproximações com objetos : conexões entre arte, ensino e cotidiano
Campos, Fernanda Porto (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a experiência dos estágios de docência realizados no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Aborda o estudo do uso de objetos do cotidiano na arte e também a utilização desse ... -
Arte, educação, ecologia : traçando caminhos, inventando possibilidades
Vieira, Davi Aragão (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho de conclusão de curso (TCC) efetuo uma análise das minhas vivências e reflexões no período de estágio final na Escola Estadual de Ensino Fundamental Evarista Flores da Cunha. Parti do contexto de mobilização ... -
Aulas de artes no ensino médio : diagnósticos sobre o papel da disciplina em escolas públicas e particulares de Porto Alegre
Vitelli, Celso (2018) [Capítulo de livro] -
Autorreflexão na escola : o desenho como prática motivadora e investigativa na adolescência
Assarian, Gustavo (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho desenvolvido aqui surge a partir das experiências vividas no último estágio realizado por mim na E.E.E.M. Anne Frank. Apresento em detalhes as atividades realizadas em cada dia de aula. O objetivo desta proposta ... -
Bagagem-maldita : o artista-etc & caos
Garbin, Leonardo Gonçalves (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Bagagem-Maldita são meus referenciais estéticos e filosóficos exóticos à Academia de Artes Visuais: o punk rock e a contracultura, as histórias em quadrinhos, o video-game e minhas experiências de vida e profissionais. O ... -
Bonecas articuladas : conexões entre a história, a arte e seu ensino
Ribacki, Natalia Comerlatto (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho trata-se de uma investigação histórica sobre as bonecas e a representação do corpo feminino, e também das relações que foram estabelecidas entre essa história e o ensino de artes visuais. A pesquisa se ... -
Colagem na sala de aula : composição, percepção e espacialidade
Lawisch, Andressa Pacheco (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Colagem na sala de aula: composição, percepção e espacialidade trata de minha experiência em sala de aula no estágio obrigatório para os anos finais do Ensino Fundamental. Na História da Arte, a colagem teve início como ... -
Contaminações entre conceitos : um olhar sobre criação e pensamento com Gustav Mahler
Vitelli, Celso (2022) [Artigo de periódico]O presente artigo versa sobre experiência, pensamento e criação, reconhecendo os temas como amplos, complexos, e com muitos percursos. Buscam-se, assim, entrelaçamentos entre tais conceitos em três tópicos, fazendo-se três ... -
O corpo e a cultura nos livros didáticos de Ensino de Arte: manifestações regionais
Drehmer, Vanessa (2018) [Resumo publicado em evento] -
Corpos e "modelos" de masculinidades : o foco nas mídias
Vitelli, Celso (2012) [Artigo de periódico]Neste texto, procuro analisar algumas conexões entre os conceitos sobre masculinidades, corpos e mídias. Examino uma pluralidade de protótipos masculinos presentes nas mídias, demarcando superfícies de emergência de ... -
Diário gráfico : pela procura de uma expressão particular
Jonko, Anna Carolina Soares (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho é uma reflexão sobre a utilização do Diário Gráfico - que se trata de um tipo de Livro de Artista - dentro de uma sala de aula no ambiente escolar. Articulada à prática de Estágio Curricular, minha pesquisa ... -
Enfrentamentos : a mediação de imagens em sala de aula e suas implicações
Idzi, Taila Suian (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho procura tratar das relações entre os desafios enfrentados em experiências de mediação em diferentes espaços pela autora, bem como museus e exposições de arte, e o espaço escolar, no estágio docente, no papel ... -
Era uma vez : “Os estereótipos nos desenhos escolares, quando começa e como anda essa história?”
Reis, Luiz Otávio Soussa dos (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Era uma vez um aluno de artes incomodado com a continua reclamação das pessoas aos seu redor que diziam não saber desenhar. E a partir desse sintoma que a pesquisa se desenvolve descobrindo ser parte de algo maior, o ... -
Estação adolescência : identidades na estética do consumo
Vitelli, Celso (2002) [Dissertação]Esta dissertação trata das transformações contemporâneas que vêm produzindo diferentes visões de importantes conceitos, dentre os quais destaco os de identidade, cultura, consumo, estética, adolescência e arte. Faz-se a ... -
Estéticas e representações de híbridos na arte e no ensino
Rosa, Yasmin Pol da (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho aborda as representações do híbrido na arte, enfatizando as significações a ele atribuídas e as relacionando com as obras de Hieronymus Bosch, Walmor Corrêa e Patrícia Piccinini. Além disso, a pesquisa ... -
O filme Don Juan DeMarco e a construção do ‘homem sedutor'
Vieira, Davi Aragão; Vitelli, Celso (2021) [Artigo de periódico]Este artigo analisa cenas do filme Don Juan DeMarco(1995), uma das obras que compõem a pesquisa “Lições de masculinidades no cinema em quatro filmes”, com o objetivo de investigar as formas de masculinidade evidenciadas ... -
Jovens universitários e discursos sobre masculinidades contemporâneas
Vitelli, Celso (2008) [Tese]Esta tese trata das transformações contemporâneas no conceito de masculinidade, conceito aqui tomado no cotejo com questões relativas a corpo, arte, juventude e mídia. O objetivo principal do estudo foi problematizar os ... -
Juventude e Cultura: de que forma a disciplina de Arte no ensino médio qualifica a formação cultural?
Santos, Estela (2013) [Resumo publicado em evento]