Estéticas e representações de híbridos na arte e no ensino
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho aborda as representações do híbrido na arte, enfatizando as significações a ele atribuídas e as relacionando com as obras de Hieronymus Bosch, Walmor Corrêa e Patrícia Piccinini. Além disso, a pesquisa evidencia como o tema pode ser desenvolvido em sala de aula. Para a compreensão das relações e conotações dadas ao híbrido, é necessário entender separadamente cada elemento; por este motivo, o trabalho é dividido em três partes: o conceito de híbrido e suas implicações, apres ...
O presente trabalho aborda as representações do híbrido na arte, enfatizando as significações a ele atribuídas e as relacionando com as obras de Hieronymus Bosch, Walmor Corrêa e Patrícia Piccinini. Além disso, a pesquisa evidencia como o tema pode ser desenvolvido em sala de aula. Para a compreensão das relações e conotações dadas ao híbrido, é necessário entender separadamente cada elemento; por este motivo, o trabalho é dividido em três partes: o conceito de híbrido e suas implicações, apresentação e análise das obras de Hieronymus Bosch, Walmor Corrêa e Patrícia Piccinini, e maneiras de abordar o tema em sala de aula através do relato de experiência do estágio curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais. A revisão bibliográfica sobre o ensino da Arte apoia-se em textos de Ana Mae Barbosa, Fernando Hernandez e Mirian Celeste Martins, enquanto que os textos de Peter Burke, Umberto Eco e Remo Bodei são os referenciais para as questões ligadas à estética do híbrido e suas possíveis relações com a beleza e a feiura. Corriqueiramente associado à feiura – tanto moral quanto física –, o híbrido traz conotações negativas desde a Antiguidade, e é intrigante analisar como estas associações perduram até hoje, inclusive em sala de aula. Ademais, ao trabalhar com híbridos na escola, o surgimento de formas inusitadas se torna comum, a “beleza” do resultado final é menos importante e a ênfase acaba por ser dada ao desafio do fazer e à ampliação do conceito de beleza. Neste âmbito, o tema se mostrou muito eficaz, pois, por se tratar de algo que foge do real, proporcionou um desprendimento nos alunos, fazendo com que a busca pela representação realista não fosse mais um empecilho nas produções práticas, assim como o “não saber desenhar” fosse superado através da construção dos trabalhos utilizando outras opções técnicas, como a colagem. ...
Abstract
The present work approaches the representations of the hybrid in art, emphasizing the meaning assigned to it and relating it to the works by Hieronymus Bosch, Walmor Corrêa and Patricia Piccinini. In addition, the research shows how the theme can be developed in the classroom. For the understanding of the relations and connotations given to the hybrid, it is necessary to understand each element separately; for this reason, the work is divided in three parts: the concept of hybrid and its implic ...
The present work approaches the representations of the hybrid in art, emphasizing the meaning assigned to it and relating it to the works by Hieronymus Bosch, Walmor Corrêa and Patricia Piccinini. In addition, the research shows how the theme can be developed in the classroom. For the understanding of the relations and connotations given to the hybrid, it is necessary to understand each element separately; for this reason, the work is divided in three parts: the concept of hybrid and its implications, the presentation and analysis of works by Hieronymus Bosch, Walmor Corrêa and Patricia Piccinini, and ways of approaching the theme in the classroom through the experience report of the curricular internship of the Visual Arts College Degree. The bibliographical review on the Arts teaching is supported by texts by Ana Mae Barbosa, Fernando Hernandez and Mirian Celeste Martins, while the texts by Peter Burke, Umberto Eco and Remo Bodei are the references for the issues related to the aesthetics of the hybrid and its possible relations with beauty and ugliness. Usually associated to ugliness – both moral and physical – the hybrid brings negative connotations since antiquity, and it is intriguing to analyze how these associations persist up to nowadays, including in the classroom. Besides, when working with hybrids in school, the emergence of unusual forms becomes common, the "beauty" of the final result is less important and the emphasis is given to the challenge of making and expanding the concept of beauty. In this context, the subject was very effective because, beeing something that escapes from real, it provided a detachment in the students, making the search for realistic representation no longer an obstacle in practical productions, as well as the "not to know how to draw" was overcome by building the works using other options of technics, such as collage. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Artes Visuais (660)
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