Enfrentamentos : a mediação de imagens em sala de aula e suas implicações
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho procura tratar das relações entre os desafios enfrentados em experiências de mediação em diferentes espaços pela autora, bem como museus e exposições de arte, e o espaço escolar, no estágio docente, no papel de professora mediadora. Em ambos os momentos a questão das trocas entre público e obra é instigante presença: o que trazem e o que levam aqueles que apreciam uma obra de arte? Quais os desafios enfrentados por ambas as figuras – o professor e o mediador - em espaços tão diver ...
Este trabalho procura tratar das relações entre os desafios enfrentados em experiências de mediação em diferentes espaços pela autora, bem como museus e exposições de arte, e o espaço escolar, no estágio docente, no papel de professora mediadora. Em ambos os momentos a questão das trocas entre público e obra é instigante presença: o que trazem e o que levam aqueles que apreciam uma obra de arte? Quais os desafios enfrentados por ambas as figuras – o professor e o mediador - em espaços tão diversos quanto a sala de aula e o museu? A análise do estágio docente procura investigar os processos de compreensão e produção dos sentidos pelos alunos, alicerçada pela leitura de autores que se dedicam o tema da mediação, como Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, Ana Mae Barbosa, entre outros. A pesquisa também procura sondar de que forma se dá a construção de sentido pelos grupos de alunos, envoltos em uma cultura mediática bastante presente, frente às concepções de obra aberta, de Umberto Eco, e os regimes de encontro da obra de arte na contemporaneidade, de que fala Bourriaud em Arte Relacional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License