• A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico 

      Fenner, Roniere dos Santos; Pauletti, Fabiana; Rosa, Marcelo Prado Amaral; Mendes, Michel (2016) [Artigo de periódico]
      Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, ...
    • Contextualizando o ensino da química nas raízes históricas da evolução do conhecimento 

      Pauletti, Fabiana; Fenner, Roniere dos Santos; Rosa, Marcelo Prado Amaral (2015) [Artigo de periódico]
      Neste artigo é apresentado um estudo da história da educação, relacionando as contribuições e performances das ciências. A questão que guia este estudo é: como a história da construção do conhecimento pode sobrepujar o ...
    • Desafios e oportunidades para aprendizagem online 

      Mendes, Michel; Aguilar, Márcia Brandão Rodrigues; Rosa, Marcelo Prado Amaral; Pauletti, Fabiana; Fenner, Roniere dos Santos (2016) [Artigo de periódico]
      O objetivo foi investigar contribuições pontuais para a área da educação frente à cultura de aprendizagem online a fim de identificar possibilidades de (res)significação da relação entre espaços virtuais e presenciais. ...
    • "Penso, e todo o enigma do universo repassa-me..." : Yves Chevallard e o ensino de química 

      Rosa, Marcelo Prado Amaral; Catelli, Francisco; Fenner, Roniere dos Santos; Pauletti, Fabiana (2015) [Artigo de periódico]
      O ponto nevrálgico deste trabalho é a teoria da transposição didática de Yves Chevallard e suas aproximações com o ensino de Química. Compreender as nuances que envolvem o percurso do conhecimento da sua origem até a entrada ...