Listar por autor "Ostermann, Fernanda"
Mostrando ítems 1-20 de 162
-
Uma abordagem conceitual e fenomenológica dos postulados da física quântica
Pereira, Alexsandro Pereira de; Pessoa Junior, Osvaldo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2012) [Artículo de periódico]No presente trabalho, apresentamos uma discussão sobre os postulados da física quântica a partir de uma “tradução” do formalismo matemático para uma linguagem “operacional” e que envolve uma discussão conceitual e ... -
Uma abordagem da dualidade onda-particula na formação de técnicos em radiologia médica
Netto, Jader da Silva; Ostermann, Fernanda; Prado, Sandra Denise (2007) [Resumen publicado en evento] -
O acesso ao ensino superior público brasileiro : um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio
Nascimento, Matheus Monteiro (2019) [Tesis]Uma das maiores exigências da sociedade neoliberal é uma elevada qualificação educacional para a entrada, ou permanência, no mercado de trabalho. Hoje, um título do ensino superior é critério seletivo para a maioria dos ... -
Análise bakhtiniana articulada a redes textuais de documentos oficiais, planos de ensino e ementas na formação de professores de Física/Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental II
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo (2022) [Tesis]O objeto de pesquisa da nossa tese é o Ensino de Física no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como objetivos analisar os desafios que emergem a partir da Base Nacional Comum Curricular para o professor ... -
ANÁLISE DA ESTABILIZAÇÃO ONTOLÓGICA DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO À LUZ DOS ESTUDOS DAS CIÊNCIAS DE BRUNO LATOUR
Vazata, Pedro Antônio Viana (2019) [Resumen publicado en evento] -
Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
Nascimento, Matheus Monteiro (2016) [Tesis de maestría]Nesta dissertação de mestrado investigamos a influência do contexto de formação do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) da UFRGS no desenvolvimento dos produtos educacionais. A pesquisa consiste de duas etapas ... -
Uma análise de produtos educacionais para o ensino de física quântica desenvolvidos no âmbito de um Mestrado profissional em ensino de física
Diestel, André Luiz Cosenza (2017) [Tesis de maestría]Observa-se uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001. Esta dissertação de mestrado analisa trabalhos e produtos educacionais criados no âmbito dos ... -
Análise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física : um exemplo de uma universidade brasileira
Lima Júnior, Paulo; Silveira, Fernando Lang da; Ostermann, Fernanda (2012) [Artículo de periódico]A análise de sobrevivência é um método estatístico muito utilizado nas ciências da saúde, possuindo aplicações em outras áreas do conhecimento. Seu objeto de estudo é o tempo entre eventos, geralmente chamado “tempo de ... -
Análise discursiva na formação inicial de professores: uma discussão conceitual sobre física quantica mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zender
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2008) [Trabajo completo publicado en evento] -
Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu
Lima Júnior, Paulo; Ostermann, Fernanda; Santos, Flavia Rezende Valle dos (2012) [Artículo de periódico]Este artigo se apropria da sociologia da educação de Pierre Bourdieu (1930-2002) como ferramenta para a interpretação dos fenômenos evasão e retenção nos cursos de graduação em Física (bacharelado e licenciatura) oferecidos ... -
Análise dos condicionantes sociais do sucesso acadêmico em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu
Lima Júnior, Paulo; Ostermann, Fernanda; Santos, Flavia Rezende Valle dos (2013) [Artículo de periódico]A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o ... -
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
Nascimento, Matheus Monteiro; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2017) [Artículo de periódico]Neste artigo analisamos a influência do contexto de formação de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) no desenvolvimento de seus produtos educacionais. A pesquisa consiste de uma análise quantitativa ... -
Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de física
Souza, Josiane de (2015) [Tesis de maestría]Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001, de um documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional ... -
A apropriação do referencial sociocultural pela pesquisa em ensino de ciências: a relevância do Marxismo nas principais obras de Vygotsky
Lima Júnior, Paulo; Ostermann, Fernanda; Santos, Flavia Rezende Valle dos; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2008) [Trabajo completo publicado en evento] -
A aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda (2012) [Artículo de periódico]Este artigo apresenta uma introdução à aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch. Um primeiro pressuposto da aproximação sociocultural é a noção de que a “ação mediada” é a unidade de análise. A partir dessa ... -
Atualização do currículo de física na escola de nível médio : um estudo desta problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores
Ostermann, Fernanda; Moreira, Marco Antonio (2001) [Artículo de periódico]Neste trabalho descrevemos uma experiência de ensino-aprendizagem de dois tópicos de Física Contemporânea partículas elementares e supercondutividade em escolas de Nível Médio de Porto Alegre. A pesquisa desenvolveu-se ao ... -
Autonomia profissional na formação de professores : uma análise de entrevistas realizadas num mestrado profissional em ensino de física
Schäfer, Eliane Dias Alvarez; Ostermann, Fernanda (2013) [Artículo de periódico]Neste trabalho analisamos como a autonomia profissional é exercida por alunos (que são também professores da educação básica) de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física, a partir de entrevistas semiestruturadas, ... -
Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2020) [Artículo de periódico]Assumindo a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões sociocientíficas e alfabetização científica como posições contra-hegemônicas na área da pesquisa em educação em ciências, buscou-se identificar, no ... -
A Base Nacional Comum Curricular como revocalizadora de vozes dos Parâmetros Curriculares Nacionais : o currículo Ciência, Tecnologia e Sociedade na educação científica para os anos finais do Ensino Fundamental
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2021) [Artículo de periódico]Frente ao cenário de aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino fundamental, consideramos relevante entender relações entre o discurso científico trazido como novo e os enunciados que ... -
Bourdieu en la educación científica : consecuencias para la enseñanza y la investigación
Lima Júnior, Paulo; Pinheiro, Nathan Carvalho; Ostermann, Fernanda (2012) [Artículo de periódico]A lo largo de las últimas décadas, el desarrollo y la consolidación de un abordaje sociocultural a la educación científica han dado lugar a un creciente interés por referencias de ámbitos como la sociología de la ciencia ...