Browsing by Author "Ribeiro, Jorge Alberto Rosa"
Now showing items 1-20 of 41
-
A concepção de educação integral de professores e alunos diante do Programa Mais Educação
Farias, Sirlei Rosa Pacheco de (2013) [Work completion of specialization]A implantação de Projetos de Turno Integral nas escolas brasileiras vem reciclando conceitos e políticas sobre a educação no Brasil. Este artigo tem como objetivo apresentar a visão do Projeto de Turno Integral da Escola ... -
Concepção, percepção e defesa da educação especial nas reportagens jornalisticas : a contramão da inclusão
Lopes, Luciane Bresciani (2009) [Work completion of specialization]A partir da pesquisa realizada, foi possível perceber que as concepções de educação especial apresentadas nas reportagens analisadas ainda referem-se a esta modalidade de ensino da educação básica como um ato de vocação, ... -
A constituição do professor pelo trabalho docente na educação profissional : o caso do IFMT – Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva
Pinto, Lina Márcia de Carvalho da Silva (2014) [Thesis]O foco deste estudo é o trabalho docente dos professores de Educação Profissional do IFMT- campus – Coronel Octayde Jorge da Silva, em Cuiabá-MT. O objetivo geral da tese consiste em analisar o trabalho docente para ... -
A construção da demanda por formação profissional no Centro Tecnológico de Calçado SENAI - Novo Hamburgo para a indústri calçadista
Zimmermann, Ilaine (2005) [Dissertation]Esta dissertação aborda o atual debate em torno da emergência de novas demandas de formação profissional (FP), em decorrência das mudanças no mundo do trabalho, notadamente na indústria. Assim, a pesquisa propõe-se a ... -
A contribuição do programa integrar para os rumos da educação profissional
Querubin, Docimar (2008) [Dissertation]Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a trajetória do Programa Integrar dos Metalúrgicos da CUT e as contribuições que o referido programa deu ao debate da educação profissional no Brasil. Para isso, ... -
Da escola ao trabalho : competência e inserção profissional, na visão dos estudantes de química da escola técnica da UFRGS
Vieira, Lúcio Olímpio de Carvalho (2006) [Dissertation]O debate sobre a relação entre educação e trabalho volta com força a partir da reforma da educação técnica-profissional de 1997. A relação entre essa modalidade de ensino com os demais níveis e, em especial, sua relação ... -
Da intenção à realidade : os paradoxos entre as práticas de gestão de recursos humanos e saúde do trabalhador
Petenon, Melissa Pasqual (2008) [Dissertation]Este estudo se propôs a identificar os paradoxos existentes entre a intenção manifesta pelas empresas de preocupação com a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores e a realidade praticada pelas mesmas através ... -
Demitidos da vida : quem são os sujeitos da base do Movimento dos Trabalhadores Desempregados?
Machado, Rita de Cássia Fraga (2009) [Dissertation]Esta dissertação tem como tema central os sujeitos da base do Movimento dos Trabalhadores Desempregado (MTD). A principal pergunta geradora que orientou a investigação realizada foi: Quem são os sujeitos da base do MTD? O ... -
Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
Zank, Cláudia; Behar, Patrícia Alejandra; Ribeiro, Jorge Alberto Rosa (2011) [Journal article]O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em ... -
Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
Zank, Cláudia (2010) [Dissertation]A presente Dissertação tem por objetivo compreender como o Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu ... -
Educação necessária para ir além movimento dos trabalhadores desempregados do Rio Grande do Sul
Machado, Rita de Cássia Fraga (2013) [Thesis]Educar neste trabalho assume uma característica revolucionária. Educar está ligado à emancipação humana e à superação do capital. O educar necessário é para o não trabalho explorado, uma inserção subordinada ao capital na ... -
Os elementos sócio-educativos que figuram a (re)inserção profissional de pessoas com amputação de membros
Giuriolo, Gisele Guerra (2009) [Dissertation]Considerando a inserção profissional como a articulação de dois componentes importantes no processo de socialização, o trabalho e a educação, a pesquisa realizada nessa dissertação objetivou identificar os elementos ... -
Ensino médico em mudança : o inédito viável ou a utopia impossível?
Mattos, Luiz Felipe Cunha (2005) [Dissertation]Partindo do pressuposto de que as concepções pedagógicas do professor norteiam sua conduta docente, quer como limitação, quer como inspiração, a pesquisa apresentada nesta Dissertação objetivou explicitar estas concepções ... -
O ensino médio integrado no IFRS enfrentando a dualidade
Marçal, Fábio Azambuja (2015) [Thesis]Esta tese tem como objetivo geral verificar, a partir da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), traços que apontem o potencial e os limites do ensino médio integrado ... -
Ensino médio no Brasil – projetos em disputa : afinal quais os resultados da gestão por resultados?
Ribeiro, Jorge Alberto Rosa; Grabowski, Gabriel; Marçal, Fábio Azambuja (2017) [Journal article]O ensino médio no Brasil terá proximamente (2016) que garantir a universalização de seu acesso. Desde a década de setenta, do século 20, vem sendo ampliada a matrícula, de modo especial nas escolas públicas estaduais, ... -
O ensino médio politécnico nas escolas de canoas entre os anos de 2011 a 2014
Moura, Luiz Antônio do Nascimento (2019) [Dissertation]Esta dissertação trata sobre o Ensino Médio Politécnico enquanto uma política implementada na rede pública estadual de ensino do RS, em função de uma crise estrutural do sistema capitalista que atingia também a educação, ... -
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO: UM LONGO CAMINHO
Glaeser, Emanuele; Machado, Rita de Cássia Fraga (2012) [Abstract published in event] -
A formação do professor do ensino técnico e a cultura docente
Simionato, Margareth Fadanelli (2011) [Thesis]Esta tese tem como ponto central a análise da cultura docente de professores do Ensino Técnico e problematiza até que ponto o reconhecimento da cultura docente e o trabalho sobre essa cultura são caminhos para que a ... -
A inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho : desafios do Programa Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
Diekow, Ingrit Roselaine (2012) [Work completion of specialization]O presente trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios que o Programa Trabalho Educativo (PTE) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre enfrenta para inserir no mercado de trabalho alunos/adolescentes ... -
Juventudes e trabalho : o discurso dos jovens sobre educação profissional no ensino médio
Angeli, Gislaine (2019) [Dissertation]Esta dissertação tem como objetivo analisar a partir dos discursos dos jovens estudantes de ensino médio, cuja escola contempla a educação profissional nessa etapa de ensino, os seus entendimentos sobre as metodologias e ...