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dc.contributor.authorWitt, Regina Rigattopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-05T02:07:39Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/99100pt_BR
dc.description.abstractA construção de competências dos profissionais de saúde no referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP) faz parte de um conjunto de iniciativas que buscam dar resposta às necessidades dos serviços para a resolução dos problemas de saúde, considerando-se as transformações ocorridas no setor saúde e no mundo do trabalho. O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre a temática de competências profissionais, a fim de contribuirmos para a construção de projetos político-pedagógicos para o ensino da saúde e da enfermagem em especial. Para isto, apresentamos o modelo de competências, essas, no referencial das FESP e as propostas apresentadas até então, tendo em vista a construção de modelos de formação interdisciplinares, críticos e reflexivos.pt_BR
dc.description.abstractThe development of competencies among health professionals in relation to the Essential Public Health Functions (EPHF) is part of a number of initiatives that are meant to face the need for services that can lead to the resolution of health problems, considering the transformations occurred in the health sector and in the workplace. This article’s objective is to make a theorical reflection on the theme of professional competencies, so that we can contribute to the development of politicalpedagogical projects for health training and primarily for nursing training. For that matter, we introduce the competency-based model. These competencies are in accordance with the EPHF and with the competencies proposed so far, and are aimed at contributing to the development of interdisciplinary, critical, and reflexive education models.en
dc.description.abstractLa construcción de las competencias de los profesionales de salud en el marco de las Funciones Esenciales de Salud Pública (FESP) es parte de un conjunto de iniciativas que buscan dar respuesta a las necesidades de los servicios para resolver los problemas de salud, considerando las transformaciones ocurridas en el sector de la salud y en el mundo del trabajo.El objetivo es hacer una reflexión teorica sobre el tema de las competencias profisionales a fin de contribuir para la construcción de proyectos políticopedagógicos en la enseñanza de la salud y de la Enfermería en especial. Para ello, se presenta el modelo de competencias en el marco de las FESP y teniendo en cuenta los modelos de formación interdisciplinares, críticos y reflexivos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 56, n. 4 (jul./ago. 2003), p. 433-438pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectProfessional competenceen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectPublic health nursingen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectCompetencia profesionales
dc.subjectEnfermeria en salud públicaes
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.titleCompetências dos profissionais de saúde no referencial das funções essenciais de saúde pública : contribuição para a construção de projetos pedagógicos de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeHealth professionals competencies in relation to essential public health functions : contribution to the design of pedagogical projects in nursingen
dc.title.alternativeCompetencias de los profesionales de salud en el marco de las funciones esenciales de salud pública : contribución para la construcción de proyectos pedagógicos en enfermeríaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000914299pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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