Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Bárbara Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1413-294Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98964pt_BR
dc.description.abstractO sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete dimensões no instrumento: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedignidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora novos estudos de validade sejam necessários.pt
dc.description.abstractSuccess and permanence in the labor market do not depend only on individuals’ possession of specific and technical skills of her or his occupation. Transferable skills, which can be transferred from one context of work to another, are increasingly important. The main objective of this research was the construction of an instrument to assess self-perceptions of work transferable skills among university students. The sample was composed of 777 students from 34 different courses, aged between 18 and 33 years. Principal components analysis results revealed seven dimensions in the instrument: problem-solving and creativity, organization and responsibility, interpersonal relationship, teamwork, written communication, oral communication and numeric reasoning. All reliability indexes obtained were satisfactory (between 0.74 and 0.91). These results suggest that the proposed instrument shows good psychometric properties, although further validity studies are needed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 199-206.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetências transversaispt_BR
dc.subjectTransferable skillsen
dc.subjectAutopercepçãopt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectProfessional educationen
dc.titleAutopercepção de competências transversais de trabalho em universitários : construção de um instrumentopt_BR
dc.title.alternativeSelf-perception of work transferable skills among university students : construction of an instrument en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000868318pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples