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dc.contributor.authorSchrijnemaekers, Stella Christinapt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Melissa de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:31Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0101-3262pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98949pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta como se deu a elaboração e aprovação da proposta curricular para Sociologia no ensino médio, seus princípios orientadores e suas características gerais. Reflete sobre o formato idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para o projeto São Paulo Faz Escola, tendo em vista as limitações e as condições da rede pública em termos de recursos humanos e infraestrutura. No texto são discutidos os desafios teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos de transformar a proposta em Cadernos de Sociologia para Professores e Alunos, considerando prazos, fontes de consulta, direitos autorais a que a SEE tinha acesso, entre outras adaptações necessárias. Finalmente, o texto discute os alcances e os limites da proposta, considerandose a prolongada ausência da Sociologia nos currículos escolares, a falta de professores licenciados na área e o tempo reservado à disciplina na grade curricular.pt_BR
dc.description.abstractThe paper presents how occurred the elaboration and approval of the curriculum proposed for sociology in High School, its guiding principles and general characteristics. It reflects on the format idealized by the Department of Education (SEE) for the project São Paulo Faz Escola, in consideration of the limitations and conditions of the public, in terms of human resources and infrastructure. The text discusses the challenges theoretical, methodological, didactic and pedagogical proposal to transform books for teachers and students, considering deadlines, sources of information, copyrights that ESS had access, among other adaptations. Finally, the paper discusses the scope and limits of the proposal, considering the prolonged absence of sociology in school curricula, the lack of licensed teachers in the area and time spent on discipline in the curriculum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 31, n. 85 (set./dez. 2011), f. 405-423pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSão Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectState of São Pauloen
dc.titleSociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escolapt_BR
dc.title.alternativeHigh school sociology : writing a section for the project são paulo faz escolaen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000893927pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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