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dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorDavoglio, Rosane Silviapt_BR
dc.contributor.authorLemos, Vania Maria Aita dept_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:31Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98947pt_BR
dc.description.abstractO artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the perception and understanding of undergraduate students about the importance of the experience and practice in Primary Health Care. A qualitative case study method was used to keep coherence with the research problem. The participants were students who had their Curriculum Training in the Primary Health Care of the School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul, from 2006 to 2009. Data collection not only included document analysis but also the reports on students’ field diaries written weekly. Data were analyzed through Discursive Textual Analysis. The possibility of practical learning and the situations and difficulties experienced in the traineeship have strengthened students’ autonomy, communication, and decision-making, enabling them to understand the ways of organizing and managing health work. Finally, the students’ presences in the Primary Health Care have been decisive in advancing the curriculum proposal, approximating the University to the community and service.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 28, n. 4 (dez. 2012), p. 223-242pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectHigher education in dentistryen
dc.subjectDental educationen
dc.subjectEducation and healthen
dc.titleIntegração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologiapt_BR
dc.title.alternativeIntegrating service, learning and community : the curricular training in primary health care for the graduation in dentistryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000878402pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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