Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Alexsandro Pereira dept_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-30T02:04:26Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98938pt_BR
dc.description.abstractDiversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que “se estende além da pele”. O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significados na atividade surgiu por meio de um processo complexo de interanimação de vozes, no qual é impossível determinar quem solucionou o problema, assinalando um ou outro indivíduo isoladamente – isto é, foi o grupo, enquanto “sistema”, que desempenhou tal função no plano intermental.pt_BR
dc.description.abstractSeveral studies in psychology, anthropology and sociology have developed a notion in which the mind is viewed as something that “extends beyond the skin”. This paper presents, in the context of quantum physics learning, a study of the social distribution of mind through the analysis of a task carried out by a group of undergraduate physics students, mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. Our analysis has shown that, for most controversial debates, the meaning-making in the task came from a complex process of interanimation of voices in which it is impossible to determinate who has solved the problem by assigning one or other individual alone – i.e., the group as a “system” has played this role on the instrumental plane.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 2 (2012), p. 257-270pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistributed cognitionen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.subjectSociocultural approachen
dc.subjectLearning of quantum physicsen
dc.subjectInterferômetros de Mach-Zehnderpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleUm exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quânticapt_BR
dc.title.alternativeAn example of the "social distribution of the mind" in a quantum physics lesson en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000873972pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples