Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica
dc.contributor.author | Pereira, Alexsandro Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-30T02:04:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/98938 | pt_BR |
dc.description.abstract | Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que “se estende além da pele”. O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significados na atividade surgiu por meio de um processo complexo de interanimação de vozes, no qual é impossível determinar quem solucionou o problema, assinalando um ou outro indivíduo isoladamente – isto é, foi o grupo, enquanto “sistema”, que desempenhou tal função no plano intermental. | pt_BR |
dc.description.abstract | Several studies in psychology, anthropology and sociology have developed a notion in which the mind is viewed as something that “extends beyond the skin”. This paper presents, in the context of quantum physics learning, a study of the social distribution of mind through the analysis of a task carried out by a group of undergraduate physics students, mediated by a virtual Mach-Zehnder interferometer. Our analysis has shown that, for most controversial debates, the meaning-making in the task came from a complex process of interanimation of voices in which it is impossible to determinate who has solved the problem by assigning one or other individual alone – i.e., the group as a “system” has played this role on the instrumental plane. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 2 (2012), p. 257-270 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Distributed cognition | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Física quântica | pt_BR |
dc.subject | Sociocultural approach | en |
dc.subject | Learning of quantum physics | en |
dc.subject | Interferômetros de Mach-Zehnder | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Um exemplo de "distribuição social da mente" em uma aula de física quântica | pt_BR |
dc.title.alternative | An example of the "social distribution of the mind" in a quantum physics lesson | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873972 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42599)Ciências Exatas e da Terra (6320)