Perspectiva experiencial da conversa interna no contexto de resolução de problemas
View/ Open
Date
2012Type
Title alternative
Experiential perspective of inner speech in a problem-solving context
Perspectiva experiencial de conversación interna en un contexto de solución de problemas
Subject
Abstract in Portuguese
Trata-se de uma análise fenomenológica da conversa interna em duas condições: (a) desempenho de tarefa em voz alta contextualizada por parâmetros psicométricos, (b) experiência consciente da vida cotidiana. Participaram do estudo 23 estudantes universitários, com idade variando entre 17 e 28 anos. Três instrumentos foram utilizados: Teste Matrizes Progressivas de Raven, Questionário de Ruminação e Reflexividade, Entrevista Fenomenológica. Na análise destacou-se: a tríade estrutural de uma voz ( ...
Trata-se de uma análise fenomenológica da conversa interna em duas condições: (a) desempenho de tarefa em voz alta contextualizada por parâmetros psicométricos, (b) experiência consciente da vida cotidiana. Participaram do estudo 23 estudantes universitários, com idade variando entre 17 e 28 anos. Três instrumentos foram utilizados: Teste Matrizes Progressivas de Raven, Questionário de Ruminação e Reflexividade, Entrevista Fenomenológica. Na análise destacou-se: a tríade estrutural de uma voz (eu) que fala a uma terceira parte (você) sobre um objeto (mim) conforme o modelo Peirce-Mead de Nobert Wiley, a intencionalidade bidimensional entre a tarefa e o self, as interferências da ruminação no desempenho do teste de Raven. As entrevistas fenomenológicas descreveram quando, para que, e como ocorre a conversa interna, e quando é inoportuna (pensamento circular) e oportuna (pensamento produtivo). A análise diferenciou a função de dados de terceira e de primeira pessoa na elucidação de um fenômeno cognitivo. ...
Abstract
This study presents a phenomenological analysis of inner speech under two conditions: (a) the performance of a thinking-aloud task, contextualized by psychometric parameters, and (b) conscious experience of daily life. A total of 23 undergraduate students, aged between 18 and 28 years old, participated in the study. Three instruments were used: Raven Progressive Matrices, Rumination and Reflection Questionnaire, and a phenomenological interview. The following stood out: the structural triad of ...
This study presents a phenomenological analysis of inner speech under two conditions: (a) the performance of a thinking-aloud task, contextualized by psychometric parameters, and (b) conscious experience of daily life. A total of 23 undergraduate students, aged between 18 and 28 years old, participated in the study. Three instruments were used: Raven Progressive Matrices, Rumination and Reflection Questionnaire, and a phenomenological interview. The following stood out: the structural triad of a voice (the Self) that talks to a third party (You) about an object (Me), according to the Peirce-Mead model of Norbert Wiley, the bi-dimensional intentionality that exists between the task and the self, and rumination disruptions during the performance of the Raven test. The phenomenological interviews revealed when, why and how inner dialogue occurs, as well as when it is inappropriate (circular thinking) or appropriate (productive and strategic thinking). This study also differentiated first and third person data in a cognitive phenomenon that was observed. ...
Resumen
Se trata de un análisis fenomenológico de la conversación interna en dos condiciones: (a) el desempeño de tareas en voz alta contextualizada por parámetros psicométricos, y (b) la experiencia consciente de la vida cotidiana. Los sujetos fueron 23 estudiantes universitarios, con edades comprendidas entre 18 y 28 años. Se utilizaron tres instrumentos: Test de Matrices Progresivas de Raven; Cuestionario de Rumia y Reflexión; y entrevista fenomenológica. El análisis mostró que: la tríada estructura ...
Se trata de un análisis fenomenológico de la conversación interna en dos condiciones: (a) el desempeño de tareas en voz alta contextualizada por parámetros psicométricos, y (b) la experiencia consciente de la vida cotidiana. Los sujetos fueron 23 estudiantes universitarios, con edades comprendidas entre 18 y 28 años. Se utilizaron tres instrumentos: Test de Matrices Progresivas de Raven; Cuestionario de Rumia y Reflexión; y entrevista fenomenológica. El análisis mostró que: la tríada estructural de una voz (Yo) habla con una tercera parte (Usted) acerca de un objeto (Me), según el modelo de Norbert Wiley, la intencionalidad de dos dimensiones existentes entre la tarea y el self, la interferencia de la rumia durante la ejecución del Raven. Las entrevistas fenomenológicas describieron cuando, por que y como ocurre la conversación interna, y cuando es inadecuada (pensamiento repetitivo) u oportuna (pensamiento productivo, estratégico). El estudio también diferenció la función de datos de la tercera y primera persona en la elucidación de un fenómeno cognitivo. ...
In
Paidéia : cadernos de educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP. Vol.22, n.51 (2012),p. 43-52.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40917)Humanities (7117)
This item is licensed under a Creative Commons License