Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes
dc.contributor.author | Souza, Ana Paula Lazzaretti de | pt_BR |
dc.contributor.author | Dutra-Thomé, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Dei Schirò, Eva Diniz Bensaja | pt_BR |
dc.contributor.author | Morais, Camila de Aquino | pt_BR |
dc.contributor.author | Koller, Silvia Helena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-07-29T02:04:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-863X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/98879 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo descreve-se a aplicação do método de Inserção Ecológica em um programa de intervenção para educação em direitos humanos e protagonismo juvenil para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A criação de um microssistema constituído pelos participantes e pela equipe executora do programa resulta em mudanças positivas de comportamento e respeito às regras, entre outros. Estas transformações surgem em consonância com a proposta da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano, sobre a influência do ambiente. Este estudo reforça a importância da aplicação dos resultados em políticas públicas e sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper describes the application of the Ecological Engagement method in an intervention program for human rights education and agency, targeting adolescents in situations of social vulnerability. A new microsystem was built and was possible to identify social changes in the participants’ behavior, respect for the rules, etc. These changes were consistent with the proposed approach of the Bioecological model of human development on the influence of environment. These findings reinforced the importance of applying the results in public and social polices. | en |
dc.description.abstract | Este artículo describe la aplicación del método de Inserción Ecológica en un programa de intervención para educación en derechos humanos y protagonismo juvenil, dirigido a adolescentes en situaciones de vulnerabilidad social. La creación de un nuevo microsistema resulta en cambios positivos en el comportamiento, respecto por las reglas, entre otros. Estos cambios surgen en consonancia con la propuesta del enfoque bioecológico para el desarrollo humano y la influencia del ambiente. La realización de este estudio refuerza la importancia de aplicar los resultados en las políticas públicas y sociales. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Paidéia (Ribeirão Preto) : cadernos de psicologia e educação. Vol. 21, n. 49, (maio/ago. 2011), p. 273-278. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Vulnerabilidade | pt_BR |
dc.subject | Methods | en |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Adolescent development | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Human rights | en |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Métodos | es |
dc.subject | Desarrollo del adolescente | es |
dc.subject | Educación | es |
dc.subject | Derechos humanos | es |
dc.title | Criando contextos ecológicos de desenvolvimento e direitos humanos para adolescentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Creating ecological contexts of development and human rights for adolescents | en |
dc.title.alternative | La creación de contextos ecológicos del desarrollo y derechos humanos para los adolescentes | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000792195 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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