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dc.contributor.authorKirst, Patrícia Beatriz Argôllo Gomespt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Tania Mara Gallipt_BR
dc.date.accessioned2014-07-26T02:10:17Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1413-7372pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98829pt_BR
dc.description.abstractO artigo “A imagem digital como dispositivo de apropriação dos modos de subjetivação contemporâneos” trata de problematizar a imagem digital como emblema dos atuais modos de produção de subjetividade. Na imagem digital, o tempo é resignificado na despotencialização de seus aspectos acumulativos vindo a ser integrado a uma temporalidade transitória e de confluência de encontros. A discussão proposta expõe dimensões do conceito de virtual afirmando-o como potência imaginativa, fruto de agenciamentos múltiplos e heterogêneos entre arte, tecnologia e ciência fundando novas interações entre sujeito e mundo. É justamente, desde uma leitura da realidade como pura transformação, não existindo essências e sim estados de coisas, que a simulação se torna adequada para pensar as relações entre imagem digital e subjetividade.pt_BR
dc.description.abstractThe article "The digital image as a tool for the assumption of contemporary subjectivizing methods" brings into the matter the digital image as the symbol of the current ways we produce subjectivity. In the digital image, time is redefined in the weakness of its accumulative aspects eventually integrated to a momentary temporality and of confluence of meetings. The proposed discussion exposes dimensions of the concept of virtuality strengthning it as an imaginative power, creation of multiple and heterogeneous administrations among art, technology and science establishing new interactions between man and world. Since reality is seen as pure transformation, without the existence of essences and yet the state of things, simulation becomes appropriate to the thinking of the relationship between digital image and subjectivity.en
dc.description.abstractEl artículo "La imagen digital como dispositivo de apropiación de los modos de subjetividad contemporáneos" trata de problematizar la imagen digital como emblema de los actuales modo de producción de subjetividad. En la imagen digital, el tiempo es otra vez significado en la pérdida de potencia de sus aspectos acumulativos siendo integrado a una temporalidad transitoria y de confluencia de encuentros. La discusión propuesta expone dimensiones del concepto de virtual afirmándolo como potencia imaginativa, fruto de agenciamentos múltiplos y heterogéneos entre arte, tecnología y ciencia fundando nuevas interacciones entre sujeto y mundo. Es justamente, desde una lectura de la realidad como pura transformación, no existiendo esencias y sí estados de cosas que la simulación se torna adecuada para pensar las relaciones entre imagen digital y subjetividad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 15, n. 2 (abr./jun. 2010), p. 401-408.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectDigital imageen
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectContemporarityen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectImagen digitalen
dc.subjectContemporaneidaden
dc.subjectSubjetividaden
dc.titleA imagem digital como dispositivo de apropriação dos modos de subjetivação contemporâneospt_BR
dc.title.alternativeThe digital image as a tool for the assumption of contemporary subjectivizing methods en
dc.title.alternativeLa imagen digital como dispositivo de apropiación de los modos de subjetividad contemporáneos es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000762041pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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