Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Graciele Dottopt_BR
dc.contributor.authorCavalheiro, Carine Viegaspt_BR
dc.date.accessioned2014-07-25T02:07:25Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1413-7372pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98579pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi construir um instrumento para avaliar seis dimensões de interesses vocacionais: realista (R), ivestigativa, atística (A), social (S), empreendedora (E) e cnvencional (C). Os itens gerados foram aplicados a estudantes de ensino médio e universitários, totalizando 857 protocolos válidos. Análises de componentes principais foram conduzidas para selecionar os melhores itens. Obteve-se uma solução de seis componentes, compatível com as expectativas teóricas, com 48 itens (8 por dimensão). A consistência interna (alpha de Cronbach) obtida para cada uma das escalas foi: R (0,83), I (0,79), A (0,78), S (0,85), E (0,74) e C (0,80). Análises das subamostras de estudantes universitários e de ensino médio feitas separadamente produziram resultados similares. Comparações específicas entre pares contrastantes de cursos universitários revelaram a capacidade das escalas para discriminar grupos-critério; portanto, há evidências de que o instrumento proposto é válido e fidedigno, podendo ser utilizado em futuras pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractAn instrument to assess six dimensions of vocational interests, namely, Realistic (R), Investigative (I), Artistic (A), Social (S), Enterprising (E) and Conventional (C) is established. Items generated to evaluate the proposed dimensions were applied to university and high school students, comprising 857 valid protocols. Principal components analysis was conducted to select the best items. A six component solution compatible with theoretical expectations was obtained for 48 items (6 for each dimension). Reliability estimates (Cronbach’s alpha) for the scales were: R (0.83), I (0.79), A (0.78), S (0.85), E (0.74), and C (0.80). Separate analyses with university and high school students showed similar results. Mean comparison between contrasting pairs of university courses for each dimension showed that scales may discriminate criterion groups. Results indicate that the instrument is valid and reliable, and may be used in future research.en
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue el construir un instrumento para avaluar seis dimensiones de intereses vocacionales: Realista (R), Investigativo (I), Artístico (A), Social (S), Emprendedor (E) y Convencional (C). Los ítemes generados fueron aplicados a estudiantes de secundaria y universitarios, totalizando 857 protocolos válidos. Análisis de componentes principales fueron conducidos para seleccionar los mejores ítemes. Se obtuvo una solución de seis componentes compatible con las expectativas teóricas con 48 ítemes (8 por dimensión). La consistencia interna (alpha de Cronbach) obtenida para cada una de las escalas fue: R (0,83), I (0,79), A (0,78), S (0,85), E (0,74) y C (0,80). Análisis de las submuestras de estudiantes universitarios y de secundaria, por separado, produjeron resultados similares. Comparaciones específicas entre pares contrastantes de cursos universitarios revelaron la capacidad de las escalas para discriminar grupos-criterio. Por lo tanto, hay evidencias de que el instrumento propuesto es válido y fidedigno, pudiendo ser utilizado en futuras investigaciones.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 13, n. 1 (jan./mar. 2008), p. 179-186.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVocational interestsen
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectVocational developmenten
dc.subjectTestes psicológicospt_BR
dc.subjectPsychometricsen
dc.subjectIntereses profesionaleses
dc.subjectInteresses profissionaispt_BR
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectDesarrollo vocacionales
dc.subjectPsicometríaes
dc.titleEscalas de interesses vocacionais (EIV) : construção, validade fatorial e consistência internapt_BR
dc.title.alternativeVocational interests scales (vis) : construction, factorial validity and internal consistencyen
dc.title.alternativeEscalas de intereses vocacionales (eiv) : construcción, validad factorial y consistencia internaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000683622pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples