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dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ivelise Bernardes dospt_BR
dc.date.accessioned2014-07-19T02:12:54Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/98310pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar o desenvolvimento da escrita e os tipos de erros ortográficos apresentados pelos alunos do 3º ao 6º ano a fim de desenvolver estratégias para melhor contribuir com o processo de letramento e aprendizagem. Método: foi realizado um estudo transversal, com uma população de 420 alunos do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre, utilizando ditado balanceado. Resultados: os meninos apresentaram uma média de erros ortográfico levemente maior do que as meninas, contudo, sem diferença estatística; comparando estudantes de mesma faixa etária entre currículos de 8 e 9 anos, foi possível observar que tanto nas regras contextuais quanto nas regras complexas os alunos do novo currículo de 9 anos erram mais que os do currículo de 8 anos; estudantes do currículo de 9 anos erraram mais as palavras polissílabas; houve uma melhora progressiva na frequência dos erros ortográficos com a progressão escolar; quanto às regras de acentuação, os estudantes do currículo de 8 anos erravam menos e a quantidade de erros caía mais abruptamente com a progressão escolar, mesmo na comparação por faixa etária. Conclusão: neste estudo, os erros ortográficos diminuíram progressivamente, porém, ao comparar com o currículo antigo, dá indícios de que crianças do novo currículo estão errando mais e novas estratégias devem auxiliar no processo pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To analyze the development of writing and the types of spelling errors made by students from 3rd to 6th grade in order to develop strategies to better contribute to the process and learning. Method: A cross sectional study was done , with a population of 420 private elementary school students in Porto Alegre using dictation. Results: Boys had a mean of spelling errors slightly larger than girls , however there was no statistical difference. Comparing students in the same age group between 8 and 9 year curricula, it was possible to observe that in the contextual rules as well as in the complex rules the students from the 9 year curriculum made more mistakes than than the ones from the 8 year curriculum. Students from the 9 year curriculum missed more polysyllabic words . There was a progressive improvement in the frequency of spelling errors as the school year progressed. In the rules of phonetics the students from the 8 year curriculum made less errors and the amount of errors fell more abruptly as the school year progressed, even when compared with the same age group. Conclusion: In the current study spelling errors progressively decreased , however, the old curriculum gives evidence that children of the new curriculum are erring more.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSpeech therapyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleAnálise dos erros ortográficos de estudantes do 3º ao 6º ano de escolas do ensino privadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921804pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Fonoaudiologia, ênfase Infânciapt_BR


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