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dc.contributor.advisorBalbinotto Neto, Giacomopt_BR
dc.contributor.authorGualtieri, Simonept_BR
dc.date.accessioned2014-07-15T02:06:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97698pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é examinar a teoria econômica da repugnância e analisar algumas aplicações. Entende-se como repugnância, o sentimento que algumas pessoas sentem em relação a prática de determinadas atividades que acreditam que não deve ser realizadas nem por elas e nem por outras pessoas. Através da análise dos mercados considerados repugnantes, verifica-se se o fator repugnância age ou já agiu na estruturação e surgimento de novos mercados e quais as consequências geradas por ela. Para isto foi realizada uma análise das principais ideias e autores que estudam a repugnância na teoria econômica. Também foi examinado alguns exemplos de mercados repugnantes, tais como o mercado de órgãos, taxa de juros, mercado de sangue, consumo de carne de cavalo e arremesso de anões, e analisar como o fator repugnância age nestes mercados. O que foi observado ao longo do trabalho é que a repugnância age sobre a forma de como os mercados surgem e se estruturam, e também coibindo a existência deles, no qual foi percebido que o fator repugnância pode ser alterado ao longo do tempo, pois o mesmo responde a custos e benefícios. Quando os custos de manter o mercado limitado são altos, tal como a venda de bebidas alcoólicas, ocorre a liberalização do mercado, em caso contrário, o mesmo permanece limitado ou simplesmente permanece na ilegalidade. Em consequência disto os preceitos morais contra estes mercados atuam neles e são modificados no decorrer do tempo, pois o custo de mantê-lo é alto demais dado o benefício do mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to examine the economic theory of repugnance and analyze some applications. We understand as repugnance, the feeling that some people have about the practice of certain activities, that they believe should not be carried out, neither by them nor by others. Through the analysis of the markets considered disgusting, it can be verified if the disgust factor is acting, or has already acted, in the structuring and development of new markets and the consequences generated by it. For this purpose, an analysis of the main ideas and authors, who study disgust in the economic theory, was performed. Some examples of repugnant markets were also examined, such as the organ market, interest rates, blood market, consumption of horse meat and hurling of dwarves, and analyze how the disgust factor acted in these markets. What was observed, throughout the work was, that repugnance acts on the way how some markets arise and become structured but also curbing their existence and, it was noticed that the repugnance factor can be altered throughout time, since it responds to costs and benefits. When the costs of maintaining the market limited are high, such as the sale of alcoholic beverages, a liberalization of the market occurs; otherwise, it remains limited or simply remains underground. As a result, the moral precepts against these markets operate against them and are modified over time, since the maintaining cost, are too high given the benefit of the market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepugnant marketsen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectNoxious marketsen
dc.subjectEconomics of organ donationsen
dc.titleA teoria econômica da repugnância : teoria e evidênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915715pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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