Pensando com arte : as críticas de Fernando Corona sobre artes plásticas (1958-1970)
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como tema a crítica de arte no Rio Grande do Sul em meados do século XX e o seu objeto delimita-se na análise das críticas sobre artes plásticas produzidas por Fernando Corona (1895–1979), no período compreendido entre 1958 e 1970. A pesquisa está ancorada nos documentos e textos escritos legados pelo crítico, embora sempre buscando o cruzamento dessas fontes com outras, e utilizando estudos já realizados sobre o período em questão. Inicialmente, é apresentado o autor, enfocan ...
Este trabalho tem como tema a crítica de arte no Rio Grande do Sul em meados do século XX e o seu objeto delimita-se na análise das críticas sobre artes plásticas produzidas por Fernando Corona (1895–1979), no período compreendido entre 1958 e 1970. A pesquisa está ancorada nos documentos e textos escritos legados pelo crítico, embora sempre buscando o cruzamento dessas fontes com outras, e utilizando estudos já realizados sobre o período em questão. Inicialmente, é apresentado o autor, enfocando a sua trajetória e suas múltiplas atividades no cenário intelectual, artístico, educacional e social em que vivia. Também são descritos, de maneira sucinta, alguns aspectos relevantes no campo das artes plásticas e sobre a crítica de arte em Porto Alegre, com ênfase no espaço temporal delimitado neste trabalho. Todavia, o objetivo principal é compreender, na medida do possível, qual o entendimento de Corona sobre a arte; a partir de onde, do quê e de quem ele escreve; sobre quem e como ele escreve. Ao analisar como se constituía o pensamento e como se expressava criticamente Fernando Corona, procura-se definir a dimensão e as características de suas críticas, e também as contribuições para a história da arte no RS. Embora as críticas possam ser consideradas, de maneira geral, formais e impressionistas, verifica-se que prevalecem os aspectos histórico e pedagógico em seus textos, revelando que o crítico atua a partir de suas conexões e de acordo com as contingências sócio-históricas. Considera-se, assim, a sua produção crítica como uma prática discursiva, exercida a partir da posição ocupada pelo autor, produzindo discursos que se tornaram aceitos naquele determinado contexto, os quais contribuíram para mudanças no campo artístico e no sistema da arte. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License