Show simple item record

dc.contributor.advisorPaula, Istefani Carísio dept_BR
dc.contributor.authorAlves, Camila Inchauspe Correapt_BR
dc.date.accessioned2014-07-10T02:04:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97378pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa os principais fatores que influenciam a criatividade na percepção de gestores e equipes de desenvolvimento de produtos em uma multinacional desenvolvedora e fabricante global de máquinas agrícolas. Para tanto, após a revisão teórica, conduziu-se um estudo de caso através de coleta de dados por meio de pesquisas de cunho qualitativo e quantitativo. Por meio dessas pesquisas, discutiram-se as principais semelhanças e diferenças entre as percepções de gestores e demais profissionais atuantes em projetos de produto. Além disso, também foram confrontadas e analisadas estatisticamente as informações provenientes da pesquisa quantitativa a fim de validar as percepções ressaltadas durante as entrevistas em profundidade. Como resultado da aprendizagem, salientaram-se oportunidades de melhorias em relação à estrutura organizacional, bem como comunicação e melhor aproveitamento da criatividade de colaboradores frente a inovações em produtos e processos.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyses the main factors that make influence on creativity from de perception of the managers and teams of products development in a multinational developer and global manufacturer of agricultural machinery. For that, after the theoretical review, a case study was conducted by collecting data through qualitative and quantitative surveys. Through these studies, were discuss the main similarities and differences between the perceptions of managers and other professionals whose work on projects. Furthermore, were also statistically compared and analyzed the information from quantitative researches to validate the perceptions highlighted during the in-depth interviews As a result of learning were highlighted opportunities for improvement in relation to the organizational and communication as well as better use of the creativity of employees regarding innovations in products and processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreativityen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectProducten
dc.subjectProduct developmenten
dc.subjectAgricultural machineryen
dc.titleFatores que influenciam a criatividade em projetos de produtos na percepçao dos gestores e equipes : o caso de máquinas agrícolaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000920258pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record