A percepção dos empregados do Banco Mercado em situações não virtuosas no ambiente de trabalho : uma análise sobre reações, comportamentos e sentimentos

View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
As virtudes são a essência do agir bem, do agir humanamente. Elencamos como virtudes essenciais para que exista um bom relacionamento interpessoal: a polidez, o humor, a humildade, a temperança, a prudência e a justiça. Percebemos que apesar de essenciais estas virtudes não estão sempre presentes no cotidiano das organizações e entendemos que sua ausência é prejudicial aos relacionamentos, afetando relações de trabalho, o espírito de equipe, o desempenho, o comportamento individual. Esses fator ...
As virtudes são a essência do agir bem, do agir humanamente. Elencamos como virtudes essenciais para que exista um bom relacionamento interpessoal: a polidez, o humor, a humildade, a temperança, a prudência e a justiça. Percebemos que apesar de essenciais estas virtudes não estão sempre presentes no cotidiano das organizações e entendemos que sua ausência é prejudicial aos relacionamentos, afetando relações de trabalho, o espírito de equipe, o desempenho, o comportamento individual. Esses fatores serão consolidados através da percepção individual. Foi através dessa subjetividade individual que este estudo de caso foi desenvolvido. Desejávamos saber quais os sentimentos, reações e comportamentos eram gerados nos empregados da Superintendência do Banco Mercado após se depararem com situações não virtuosas e não éticas no ambiente de trabalho; e como esses atos influenciam o relacionamento interpessoal neste ambiente. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas de maneira qualitativa e descritiva. O estudo apontou que a ausência de virtudes afeta negativamente o ambiente de trabalho e o relacionamento interpessoal, indicando a necessidade de maior atenção da organização para seu capital humano, a fim de evitar atos não virtuosos e consequentes desgastes de relacionamento. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
