A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo visa investigar a hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso. Para tanto, realizou-se dezessete entrevistas individuais, em profundidade, semi-estruturadas, com pessoas escolhidas por conveniência. O trabalho apoiou-se na técnica Grand Tour para a identificação e compreensão da hierarquia de valor. Para analisar os dados, construiu-se a hierarquia de valor, conforme proposto por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas ...
O presente estudo visa investigar a hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso. Para tanto, realizou-se dezessete entrevistas individuais, em profundidade, semi-estruturadas, com pessoas escolhidas por conveniência. O trabalho apoiou-se na técnica Grand Tour para a identificação e compreensão da hierarquia de valor. Para analisar os dados, construiu-se a hierarquia de valor, conforme proposto por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas cada resposta, detalhando uma relação de cadeia de meios-fins, ressaltando-se os atributos, as consequências, tanto positivas como negativas, e os valores de estado final. Como resultado, detectou-se cinco valores finais que expressam os propósitos dos jovens ao consumir o jornal impresso. São eles: desejo de reconhecimento e aceitação pelo grupo social; valorização do tempo: multitarefas e velocidade de informação; desejo de estar bem informado e atualizado; desejo de se entreter e passar o tempo; e be green: desejo de agir sustentável. Vinculados a esses valores, revelaram-se consequências como o status, não compartilhamento instantâneo das informações, comodidade, falta de praticidade, sentir-se atualizado, ter se informado por outros meios de comunicação, leitura prazerosa, falta de interesse prolongado, acúmulo de lixo. Alguns dos principais atributos que os jovens mencionaram foram: fonte de informação, não interatividade, acessível, presença de colunistas, tendencioso, variedade de notícias e morosidade na atualização. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License