As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se a ...
O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se as respostas obtidas durante a fase exploratória qualitativa, conduzida a partir de entrevista em profundidade com vinte e uma pessoas. Em um segundo momento, examinam-se os retornos da fase quantitativa, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído com base nos retornos adquiridos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 460 pessoas. Os resultados de ambas as etapas permitiram identificar quais são os atributos determinantes na escolha do consumidor pelo produto e qual o grau de importância desses atributos na motivação no momento da compra. Pode-se concluir que o consumidor dá extrema importância para sua experiência como usuário, pois ele quer estar conectado a todo momento, com a melhor qualidade possível, com acesso aos melhores recursos multimídia e com um smartphone que seja de fácil usabilidade. Permitindo que sejam desenvolvidas estratégias e efetuados investimentos mais precisos para melhor atendê-los, apresentar melhores soluções e conquistar cada vez mais consumidores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License