Cartografia sociocultural de espaços e práticas educativos ameríndios : refletindo sobre a indigenização da escola
Fecha
2013Materia
Resumo
O artigo tem por objetivo relatar e refletir sobre uma experiência do autor como ministrante da disciplina de Metodologia da Pesquisa no Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proposta diferenciada para indígenas (PROEJA INDÍGENA), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O relato enfoca basicamente o momento de discussão e construção de instrumentos metodológicos qualitativos para cartografar espaços e prát ...
O artigo tem por objetivo relatar e refletir sobre uma experiência do autor como ministrante da disciplina de Metodologia da Pesquisa no Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proposta diferenciada para indígenas (PROEJA INDÍGENA), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O relato enfoca basicamente o momento de discussão e construção de instrumentos metodológicos qualitativos para cartografar espaços e práticas educativos em terras indígenas, com os quais se tem o intuito de contribuir para uma indigenização da escola ameríndia, e promover a introdução de suas sócio-cosmo-ontologias nos processos escolares. ...
Abstract
The article aims to report and reflect on the author's experience as a lecturer on Research Methodology as a subject of the Specialization Course in Professional Education Integrated to Basic Education - Youth and Adults Education - Differentiated proposal for indigenous (PROEJA INDÍGENA) at the Federal University of Rio Grande do Sul. The report focuses primarily on the discussion and construction of qualitative methodological tools for mapping spaces and educational practices in indigenous la ...
The article aims to report and reflect on the author's experience as a lecturer on Research Methodology as a subject of the Specialization Course in Professional Education Integrated to Basic Education - Youth and Adults Education - Differentiated proposal for indigenous (PROEJA INDÍGENA) at the Federal University of Rio Grande do Sul. The report focuses primarily on the discussion and construction of qualitative methodological tools for mapping spaces and educational practices in indigenous lands, with which it’s intended to contribute to the indigenization of Amerindian schools and promote the introduction of their socio-cosmo-ontologies in educational processes. ...
En
Espaço Ameríndio. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2013), p. 227-238
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