Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMachado, Maria Luiza Pazpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Dora Lúcia Leidens Corrêa dept_BR
dc.contributor.authorManica, Silvia Troyahnpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-21T02:07:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96780pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se analisar uma intervenção no modo tradicional de ensinar a consulta de enfermagem e seu potencial para a formação de enfermeiros para a prática da integralidade em saúde. Pesquisa participante, desenvolvida com oito alunos do Curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, no período de agosto a novembro de 2011. O contexto de estudo constituiu-se pelas consultas ambulatoriais e por vivências no cotidiano dos usuários. Os dados coletados por meio de grupo focal foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias: “A interatividade entre o cenário tradicional e o ampliado: possibilidades para o aprendizado da integralidade” e “A consulta de enfermagem ampliada: saberes gerados na experiência”. Evidenciou-se que a experiência foi produtora de saberes coerentes com a formação para integralidade. Conclui-se que a diversificação de cenários de aprendizagem pode configurar-se como estratégia pedagógica com potência para provocar transformações no modelo de atenção/formação em saúde vigente.pt_BR
dc.description.abstractSe analizó una intervención en el modo tradicional de enseñar la consulta de enfermería y su potencial en la formación de enfermeros para la práctica de la integralidad en salud. Se desarrolló una encuesta participante con ocho alumnos del Curso de Enfermería de una universidad pública del sur de Brasil en el período de agosto a noviembre de 2011. El contexto estudiado cubrió consultas externas y vivencias del cotidiano de vida de los usuarios. Los datos recolectados por grupo focal fueron sometidos al análisis temático del cual emergieron dos categorías: “La interactividad entre el escenario tradicional y el ampliado: posibilidades para el aprendizaje de la integralidad” y “La consulta de enfermería extendida: saberes generados en la experiencia”. Quedó evidenciado que la experiencia produjo conocimientos consistentes con la formación para la integralidad. Se concluye que la diversificación de escenarios de enseñanza puede configurar una estrategia pedagógica con potencia para provocar cambios en el modelo vigente de atención/enseñanza en salud.es
dc.description.abstractThe objective was to analyze an intervention in the traditional way of teaching nursing consultation and its potential for nurses’ education aiming for the practice of integrality in health. This is a participative research carried out from August to November 2011 with eight students attending the School of Nursing in a public university from the south of Brazil. The study context comprised outpatient consultations and daily life experiences of the patients. Data were collected through focus group and submitted to thematic analysis, in which two categories emerged: “The interactivity between the traditional and the extended scenario: possibilities for the integrality in education” and “The extended nursing consultation: knowledge from experience”. The analysis evidenced that the experience produced knowledge coherent with the integrality in education. We conclude that the diversification of learning scenarios may configure a pedagogical strategy with potential to foster changes in the existing health care and education model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 34, n. 4 (dez. 2013), p. 53-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducación en enfermeríaes
dc.subjectIntegralidade em saúdept_BR
dc.subjectEducación en saludes
dc.subjectAprendizajees
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducation, nursingen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectLearningen
dc.titleConsulta de enfermagem ampliada : possibilidades de formação para a prática da integralidade em saúdept_BR
dc.title.alternativeConsulta de enfermería ampliada : posibilidades de formación para la práctica de la integralidad en saludes
dc.title.alternativeExtended nursing consultation : education possibilities for the practice of integrality in healthen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000915228pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem