Sorvete de flocos : uma mistura heterogênea? o uso do cotidiano no ensino de Ciências
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Em função do distanciamento do conteúdo e do comum a vida dos alunos, ouve-se muitas vezes: Para que preciso saber isso? Não vou usar isso na minha vida. No ensino em Ciências além dos professores exemplificarem poucos conceitos, não são feitas associações que podem ser correlacionadas com o dia a dia dos alunos. Para este trabalho utilizou-se o Estudo de Caso, dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o objetivo de analisar se o uso do cotidiano em sala de aula influencia no aprendi ...
Em função do distanciamento do conteúdo e do comum a vida dos alunos, ouve-se muitas vezes: Para que preciso saber isso? Não vou usar isso na minha vida. No ensino em Ciências além dos professores exemplificarem poucos conceitos, não são feitas associações que podem ser correlacionadas com o dia a dia dos alunos. Para este trabalho utilizou-se o Estudo de Caso, dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o objetivo de analisar se o uso do cotidiano em sala de aula influencia no aprendizado escolar. Para a realização do estudo, foram feitas inserções pedagógicas com turmas de oitavo ano, divididas em dois grupos: no primeiro o conteúdo ministrado em aula foi contextualizado com o cotidiano do aluno; no segundo não. Após a análise dos acontecimentos em ambos os grupos, percebeu-se que o primeiro apresentou mais questionamentos durante a inserção e respostas mais amplas a uma questão apresentada ao final da aula. Portanto, argumenta-se que possivelmente uma prática pedagógica que esteja mais vinculada à realidade dos estudantes será mais significativa e propiciará mais aprendizado. Entretanto, baseados nas respostas, não é possível inferir qual dos alunos aprendeu mais, embora seja perceptível que a aula com a inserção vinculada ao cotidiano gerou uma compreensão mais ampliada sobre a temática abordada. ...
Abstract
Due to the distance of the school content from the ordinary life of students, one hears often: Why do I need to know this? I will not use that in my life. In science teaching, apart from teachers exemplifying few concepts, associations that can be correlated with the daily lives of students are not made. For this work, we used case studies, from a qualitative research approach, aiming to analyze if the use of everyday experiences in the classroom influences on school learning. For the study, pe ...
Due to the distance of the school content from the ordinary life of students, one hears often: Why do I need to know this? I will not use that in my life. In science teaching, apart from teachers exemplifying few concepts, associations that can be correlated with the daily lives of students are not made. For this work, we used case studies, from a qualitative research approach, aiming to analyze if the use of everyday experiences in the classroom influences on school learning. For the study, pedagogical insertions were made in eighth grade classes, divided into two groups: in the first, the contents taught in class were contextualized with everyday experiences of students; in the second, that was not done. After the analysis of these events in both groups, it was noticed that the first one had more questions during the insertion and broader answers to a question posed at the end of the lesson. Therefore, it is argued that a pedagogical practice that is more connected to students’ reality will possibly be more meaningful and will provide more learning. However, based on the responses, it is not possible to infer which students learned more, although it is noticeable that the classes with the insertion linked to their daily lives generated a broader understanding of the theme. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License