O desenvolvimento da leitura e da escrita em livros didáticos de Ciências Naturais : análise de uma coleção

Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Apesar de os livros didáticos de Ciências Naturais serem um tema de pesquisa consolidado no Brasil, há poucos estudos que analisem como a escrita e a leitura são desenvolvidas nesses livros. Por isso, o objetivo desse trabalho é analisar como a coleção “Ciências Naturais” das autoras Mozzena e Santana (2012), selecionado pelo PNLD 2014, desenvolve a autonomia na leitura e na escrita. Foi escolhido aleatoriamente um capítulo de cada exemplar dos anos finais do Ensino Fundamental para a análise. ...
Apesar de os livros didáticos de Ciências Naturais serem um tema de pesquisa consolidado no Brasil, há poucos estudos que analisem como a escrita e a leitura são desenvolvidas nesses livros. Por isso, o objetivo desse trabalho é analisar como a coleção “Ciências Naturais” das autoras Mozzena e Santana (2012), selecionado pelo PNLD 2014, desenvolve a autonomia na leitura e na escrita. Foi escolhido aleatoriamente um capítulo de cada exemplar dos anos finais do Ensino Fundamental para a análise. Foram analisadas 11 categorias relacionadas ao corpo do texto e aos textos complementares e atividades propostas. A coleção analisada mostrou-se uma boa ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Possui um texto claro, contextualizado, uso apropriado da linguagem e ilustrações adequadas. Há textos complementares de boas fontes e são propostas atividades ao final de cada tema e de cada capítulo. A maioria das atividades propostas propicia o desenvolvimento da leitura e algumas propiciam o desenvolvimento da escrita. Foi constatado que o objeto de estudo possui alguns boxes que desenvolvem a leitura e a escrita. As atividades que se destacam como propiciadoras do desenvolvimento da leitura e da escrita são questões de interpretação de texto, questões que exigem justificativas para a resposta e propostas de produção textual. Foi concluído que o livro analisado pode ser usado como ferramenta de desenvolvimento da autonomia na leitura e na escrita pelos professores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1421)
Este item está licenciado na Creative Commons License
