Que pena, essa turma é muito agitada : problematizando o fenômeno da indisciplina e da agitação em sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escola ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de problematizar a agitação e a indisciplina, assuntos muito pertinentes nos processos educacionais, muitas vezes vistos como sinônimos. Para isto, foi realizada uma busca bibliográfica, abordando diferentes autores com diferentes visões sobre a indisciplina, a fim de mostrar as constantes divergências encontradas sobre o assunto, desde causas/origens até modos de se evitá-la. Depois, com o intuito de também conhecer as opiniões do corpo escolar discente, foi realizada uma oficina com alunos da sétima série (nono ano) do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola municipal da zona rururbana de Porto Alegre. Nesta oficina, intitulada Agite antes de usar, trabalhou-se os conceitos de agitação, indisciplina e rótulos, através de roda de discussões e de uma atividade lúdica. Além disso, foram colocadas em questão a importância ou não dos rótulos impostos em sala de aula, assim como propostas para mudá-los. A partir destas visões, propõe-se uma nova possibilidade de entendimento da agitação, esta benéfica à aprendizagem e relacionada à ação do sujeito em relação ao conhecimento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License