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dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fernando Fraga de Freitas dospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-10T02:05:41Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96347pt_BR
dc.description.abstractPara a viabilização de um projeto de Engenharia, são necessárias análises do ambiente no qual este será construído, permitindo aos projetistas a tomada de decisões relativas ao seu planejamento e execução. Essas análises se consolidam por meio da construção de representações simplificadas do ambiente em questão, as quais são denominadas de modelos. Respeitando as características do ambiente, os modelos buscam atender as necessidades específicas de cada etapa do projeto e das especialidades envolvidas. Isso possibilita que para um mesmo ambiente possam ser desenvolvidos diversos modelos. No que tange ao aspecto dos projetos viários, estes são criados como modelos de projeto que interagem com os modelos de ambiente, gerando os dados necessários para a execução dos projetos em escala real. Para que os profissionais da área consigam realizar tais atividades, torna-se indispensável uma base integrada de informações, o que atualmente se traduz em sistemas computacionais de estudos e projetos viários. Tais sistemas, sob a ótica nacional, são escassos e de manuseio bastante distinto entre as plataformas existentes. Isso se deve ao fato de que estes são criados em diferentes países e baseados em manuais de projetos distintos, diferindo da cultura de projetos dominante no Brasil. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo a definição de diretrizes para o desenvolvimento desses sistemas computacionais, sob a ótica do eixo planimétrico, de maneira a permitir que os profissionais da área mantenham sua cultura de projetos no ingresso ou migração entre plataformas. Para o alcance do objetivo proposto, foram realizados estudos visando a compreensão da prática de projetos, apresentando, descrevendo e indicando os principais elementos para a concepção, representação e análise do eixo planimétrico viário. Para isso, primeiramente foram estudados os manuais de projetos e a literatura técnica nacional, descritos na forma de um referencial teórico, e, logo após, foi realizado um estudo de dois sistemas computacionais, buscando entender como estes se comportam com relação à cultura de projetos brasileira. Portanto, através dessas informações coletadas, foram elaboradas diretrizes referentes ao desenvolvimento do módulo planimétrico de um sistema avançado para estudos e projetos viários. Como resultado, estabelece-se um referencial para que os futuros sistemas, caso desenvolvidos sobre essas recomendações, se tornem eficientes, intuitivos e condizentes com a sistemática de projetos adotada no Brasil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleDiretrizes para desenvolvimento de um sistema avançado para estudos e projetos viários : definição, representação e análise do eixo planimétricopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914843pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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