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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorMariano, Bruno Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-07T02:09:00Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96248pt_BR
dc.description.abstractCom a predominância do modal de transporte rodoviário no Brasil, aliado a uma manutenção, na maioria das vezes, insuficiente, os pavimentos estão em um estado de condição funcional abaixo do ideal para o tráfego. Com o intuito de analisar uma possível solução – que possua um baixo custo, aliado a um eficiente resultado – este trabalho aborda a capacidade de melhorar o desempenho em misturas asfálticas através da adição de cal. Estudos relatados na bibliografia internacional e pesquisas realizadas previamente no Laboratório de Pavimentação da UFRGS (com agregados de basalto) mostraram que a incorporação de cal pode melhorar características como a adesividade agregado-ligante, a rigidez e resistência aos efeitos deletérios. Neste Trabalho de Conclusão, foram ensaiados concretos asfálticos com incorporação de dois tipos de cales: calcítica e dolomítica. Além disso, resultados de ensaios em misturas asfálticas sem cal (de referência), previamente obtidos, foram utilizados para comparação. Empregaram-se agregados de granito, pois esta rocha apresenta, normalmente, problemas de adesividade ligante–agregado. A avaliação das misturas é realizada através de ensaios de adesividade e, também, de ensaios mecânicos, como o de Módulo de Resiliência, Dano por Umidade Induzida (Lottman) e Resistência à Tração. Assim, pode-se constatar um pequeno aumento na resistência à tração do concreto asfáltico com cal calcítica, enquanto que com a cal dolomítica ocorreu um aumento maior em sua resistência, com relação ao concreto asfáltico de referência. No ensaio de módulo de resiliência, ambas as cales obtiveram um aumento, chegando quase a atingir o dobro do módulo de resiliência do concreto asfáltico de referência. No ensaio de módulo de resiliência, ambas as cales obtiveram um aumento, chegando quase a atingir o dobro do módulo de resiliência do concreto asfáltico de referência. No ensaio de dano por umidade induzida, ambas as cales obtiveram um aumento com relação ao concreto asfáltico de referência, sendo que os resultados com cal calcítica foram melhores do que os com dolomítica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleConcreto asfáltico com agregado granítico : efeitos da incorporação de cal hidratadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBock, André Luizpt_BR
dc.identifier.nrb000914700pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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