A contribuição dos recursos audiovisuais para o resgate da cultura local : uma experiência pedagógica em Fontoura Xavier
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho trata de uma experiência pedagógica realizada com uma turma de 5º ano no Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, no município de Fontoura Xavier no segundo semestre do ano de 2012, cujo foco principal foi o uso do vídeo como uma ferramenta pedagógica de aprendizagem e de resgate cultural. Por meio desta tecnologia audiovisual se esperou que fossem desencadeadas aprendizagens de competências e habilidades de forma interdisciplinar, envolvendo e contextualizando as disciplinas de ...
Este trabalho trata de uma experiência pedagógica realizada com uma turma de 5º ano no Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, no município de Fontoura Xavier no segundo semestre do ano de 2012, cujo foco principal foi o uso do vídeo como uma ferramenta pedagógica de aprendizagem e de resgate cultural. Por meio desta tecnologia audiovisual se esperou que fossem desencadeadas aprendizagens de competências e habilidades de forma interdisciplinar, envolvendo e contextualizando as disciplinas de História, Geografia, Português, Ciências, Artes, Educação Física, Ensino Religioso. Foi realizada uma pesquisa pelos educandos, entre as pessoas da comunidade onde vivem, para saber quais delas gostariam de narrar um pouco sobre suas histórias de vida, ou quais teriam histórias para contar e que permitissem a divulgação das mesmas. Assim os vídeos foram concretizados. A partir deles iniciamos a análise pedagógica, quando problematizamos as histórias de vida, analisando as mudanças e permanências, que foram trabalhadas através das comparações dos ambientes e suas evoluções, dos aspectos da temporalidade, do espaço transformado, das relações humanas interferindo no contexto ambiental, social, político, cultural e econômico, entre outros temas. Extraímos dos relatos orais as lendas e causos para serem reescritos, ilustrados, encenados pelos educandos. Depois disso, as encenações foram gravadas em vídeo para análise posterior. Uma experiência ciclada, pois partiu do vídeo e a ele retornou. Enfim um trabalho complexo, mas divertido e prazeroso ao mesmo tempo, do qual a comunidade escolar, e as pessoas filmadas puderam participar, sentindo-se importantes e valorizadas, permitindo que a cultura pudesse ser analisada, debatida e compreendida partindo dos relatos orais, e no qual o vídeo foi utilizado como um meio e não apenas como um fim na aprendizagem, demonstrando o quanto esta ferramenta pedagógica pode e deve ser utilizada na sala de aula. ...
Abstract
This work takes place on a pedagogical experiment conducted with a group of 5th year at the State Institute Ernesto Ferreira Maia, in the municipality of Fontoura Xavier in the second half of the year 2012, where the main focus was the use of video as a teaching tool for learning and cultural redemption and that through this technology were triggered the learning of skills and abilities in an interdisciplinary way, involving and contextualizing disciplines: History, Geography, Portuguese, Scien ...
This work takes place on a pedagogical experiment conducted with a group of 5th year at the State Institute Ernesto Ferreira Maia, in the municipality of Fontoura Xavier in the second half of the year 2012, where the main focus was the use of video as a teaching tool for learning and cultural redemption and that through this technology were triggered the learning of skills and abilities in an interdisciplinary way, involving and contextualizing disciplines: History, Geography, Portuguese, Sciences, Arts, Physical Education, Religious Education. Through research conducted by students, between people in the community where they live, which would like to tell a little about their life stories, or stories to tell and would permit disclosure of the same. So the videos were realized. From them we began teaching analysis, where we question the stories of life changes and continuities were worked through comparisons of environments and their evolution, aspects of temporality, space transformed, relationships interfering with environmental, social, political , cultural and economic development, among other topics. Extracted from the legends and oral reports to be rewritten stories, illustrated, staged by students and returned for the video for later analysis. An experience cycling as part of the video and it returns. Finally a complex but fun and enjoyable at the same time, where the school community, the people could participate shot, feeling important and valued, where culture can be analyzed, debated and understood through the oral report. And where the video was used as a means and not an end in just learning and can demonstrate how this teaching tool and can be used in the classroom. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License