Desenvolvimento de um produto para auxiliar a alfabetização
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um produto para sala de aula que auxilie a alfabetização. Ele consiste em três etapas: planejamento de projeto, projeto informacional e projeto conceitual. Na primeira etapa definiu-se os objetivos a serem alcançados e a metodologia adotada. Na segunda, buscou-se referencial teórico sobre o assunto e realizou-se pesquisas e entrevistas com profissionais da área. Desta forma, foi possível conhecer o público-alvo e elicitar suas necessidades a fim de ge ...
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um produto para sala de aula que auxilie a alfabetização. Ele consiste em três etapas: planejamento de projeto, projeto informacional e projeto conceitual. Na primeira etapa definiu-se os objetivos a serem alcançados e a metodologia adotada. Na segunda, buscou-se referencial teórico sobre o assunto e realizou-se pesquisas e entrevistas com profissionais da área. Desta forma, foi possível conhecer o público-alvo e elicitar suas necessidades a fim de gerar especificações para este projeto. Na terceira etapa definiu-se o projeto conceitual através da geração e seleção de alternativas. Ao final, desenvolveu-se um material escolar com versatilidade nas formas de uso (permitindo três formas diversas) e capaz de ser aplicado em qualquer série da alfabetização. O projeto concentra-se na exercitação das habilidades infantis e dá a liberdade para que o próprio professor estipule os temas e conceitos abordados. O produto foi validado e seus componentes e funcionamentos foram especificados e apresentados através de protótipos, imagens e desenhos técnicos. ...
Abstract
This work aims to develop a product to assist literacy classes in the classroom. It consists of three stages : project planning , project informational and conceptual design. In the first step we defined the objectives to be achieved and the adopted methodology. In the second, we sought theoretical background on the subject and held research and interviews with professionals. Thus, it was possible to know the target audience and elicit their needs in order to generate specifications for this pr ...
This work aims to develop a product to assist literacy classes in the classroom. It consists of three stages : project planning , project informational and conceptual design. In the first step we defined the objectives to be achieved and the adopted methodology. In the second, we sought theoretical background on the subject and held research and interviews with professionals. Thus, it was possible to know the target audience and elicit their needs in order to generate specifications for this project. In the third step we defined the conceptual design through the generation and selection of alternatives. The final product have the versatility to allow three different ways of work and the capability to be used in any stage of literacy. The project focuses on drilling of infant skills and gives freedom to the teacher himself states the themes and concepts covered. The product has been validated and its components and operation rules were specified and presented through prototypes, images and technical drawings. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License